Epidemiologia
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
OBJECTIVOS:
1. Estabelecer relação entre o conhecimento adquirido nos sistemas biológicos e os impactes na saúde das populações;
2. Demonstrar a importância das práticas de prevenção, individual e coletiva e a importância dos fatores ambientais, socioeconómicos e profissionais na prevenção e tratamento das doenças;
3. Interpretar corretamente as características demográficas basilares de uma população;
4. Demonstrar a importância da aplicação de métodos epidemiológicos para o diagnóstico da situação de saúde das comunidades e dos fatores de risco envolvidos;
5. Desenvolver atitudes básicas fundamentais para a utilização, análise e interpretação de estudos epidemiológicos e planeamento de trabalhos de investigação sobre saúde e avaliação crítica dos resultados;
6. Compreender os conceitos básicos da metodologia científica;
7. Desenvolver competências básicas para a realização de uma investigação na área da epidemiologia;
8. Elaborar corretamente uma tabela de contingência para conseguir calcular riscos relativos, odds-ratios, sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo.
9. Conhecer os princípios básicos da bioestatística.
10. Aprender a fazer uma leitura crítica de artigos científicos.
COMPETÊNCIAS:
1. Conhecer a metodologia científica utilizada na epidemiologia;
2. Analisar de forma crítica as investigações epidemiológicas;
3. Analisar dados de estudos epidemiológicos;
4. Elaborar protocolos de investigação em epidemiologia;
5. Identificar os contributos da epidemiologia para os programas de saúde.
Conteúdos Programáticos
· Apresentação da disciplina de Epidemiologia;
· Conceitos de Saúde e Doença;
· Níveis de prevenção;
· Conceitos de Epidemiologia;
· História natural da doença;
· Associação causal;
· Medidas de frequência da doença: a incidência, a taxa de incidência, Prevalência e taxa de prevalência;
· Proporções. Razões. Selecção das medidas;
· Medidas de associação. O risco relativo. Risco atribuível;
· Tipos de Estudos Epidemiológicos;
· O desenho do estudo;
· Conceito de amostra;
· Estudos descritivos. Os estudos de prevalência;
· Estudos analíticos - caso-controlo e coorte;
· Estudos experimentais e quasi-experimentais;
· Meta-análise e análise de pools;
· Principais tipos de erro em estudos epidemiológicos;
· Fontes de informação;
· Amostragem;
· Epidemiologia das doenças transmissíveis, não transmissíveis;
· Cálculo da incidência e prevalência;
· As taxas de mortalidade, letalidade e morbilidade;
· O cálculo do risco relativo, risco atribuível e odds ratio;
· Sensibilidade e especificidade;
· Farmacovigilância;
· Bioestatística básica;
- Leitura crítica de artigos científicos.
Métodos de Ensino
Privilegiar-se-ão as metodologias promotoras da aprendizagem, centradas no desenvolvimento das competências previamente definidas.
O método de ensino é o método expositivo. No entanto, a estratégia de ensino promoverá a forma integrada e participada, mais centrada no aluno, permitindo-lhe criar, desenvolver e avaliar os conhecimentos nas diversas áreas temáticas, tendo como princípio que a aprendizagem é uma responsabilidade do discente e que o papel do docente é o de enquadrar e facilitar este processo. Será promovida a dinâmica na pesquisa, a reflexão e a discussão crítica.
Avaliação
Foi utilizada a análise critica de artigos científicos por pequenos grupos de discentes, onde tinham que aplicar os conhecimentos adquiridos nesta Unidade Curricular.
A classificação final foi de 0 a 20 valores.
Bibliografia
· BONITA, R.; BEAGLEHOLE, R.; KJELLSTROM, T. – Basic Epidemiology. 2nd edition. Geneve: WHO, 2006.
· DE OLIVEIRA, A.G. - Bioestatística, Epidemiologia e Investigação – teoria e aplicação. Lisboa: Lidel, 2009.
· FRIEDMAN, G.D. – Primier of Epidemiology. London: McGraw-Hill Companies, Inc, 2004.
· GOLDBERG, M: - L’Épidémiologie sans peine. Paris: Éditions Frison-Roche, 1990.
- GORDIS, L. – Epidemiologia. 4ª ed. Loures: Lusodidacta, 2011.
· GREENBERG, R.S.; et al – Medical Epidemiology. 4th edition. London: McGraw-Hill Companies, Inc, 2005.
· MAUSNER, J.S.; KRAMER, S. – Introdução à Epidemiologia. 3ª edição. Lisboa: Fundação Calouste Glubenkian, 2004.
· ROTHMAN, K.J. – Epidemiologia Moderna. Madrid: Ediciones Diaz de Santos, S.A, 1987.
Equipa Docente (2022/2023 )
- José Alberto Noronha Marques Robalo [responsável]