2024

Amostragem e Sondagens

Nome: Amostragem e Sondagens
Cód.: MAT13616M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Matemática

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Nesta UC o aluno irá:
• estudar os principais aspetos no planeamento e execução de um plano de amostragem e a teoria de estimação em esquemas de amostragem de uso comum;
• Adquirir e reforçar conceitos básicos sobre estimação e métodos de amostragem e incentivar a capacidade de aplicação prática dos mesmos.
No final, o aluno deverá ser capaz de:
• Planear, organizar, implementar e realizar um estudo feito por amostragem;
• Avaliar de uma forma crítica a utilização de métodos de amostragem;
• Trabalhar individualmente e em grupo;
• Utilizar adequadamente software no delineamento de amostragem e na análise.

Conteúdos Programáticos

1. Principais etapas no planeamento e na seleção de amostras.
2. Métodos de recolha de informação em estudos por amostragem.
3. Tratamento de não respostas e erros de medição.
4. Amostragem aleatória simples: ideias básicas e estimação.
5. Amostragem sistemática, aleatória estratificada e pós-estratificação.
6. Amostragem com probabilidades desiguais e subamostragem.
7. Amostragem em conglomerados e multi-etápica.

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino:
Aulas teórico-práticas predominantemente lecionadas no quadro, com suporte de ferramentas de e-learning e utilização de diapositivos.
Introdução dos conceitos teóricos recorrendo a exemplos de aplicação em diferentes áreas, procurando mostrar a relevância dos conteúdos programáticos.
Os exercícios focam a resolução de problemas reais para desenvolver o gosto e interesse pela disciplina e mostrar a sua utilidade.
Motiva-se a ida às aulas e o trabalho contínuo do aluno.
Avaliação:
A avaliação contínua consiste na realização de trabalhos de casa (50%) e de um projeto final (50%). Os trabalhos/projeto poderão em alguns casos ser realizados em grupo. O projeto final deverá ser apresentado em forma escrita e oral em sala de aula. Caso o aluno não obtenha aprovação na avaliação contínua poderá realizar um exame final (50%), mas o projeto será sempre requerido (50%).

Bibliografia

Cochran, W. G. (1977). Sampling techniques. 3ª Edição. Wiley, Nova York.
Dillman, D. A., Smyth, J. D., & Christian, L. M. (2014). Internet, phone, mail, and mixed-mode surveys: the tailored design method. John Wiley & Sons.
Levy, P. S., & Lemeshow, S. (2013). Sampling of populations: methods and applications. John Wiley & Sons.
Lohr, S. L. (2010). Sampling design and analysis. Second Edition. Brooks/Cole, Cengage Learning, Boston.
Seber, G. A., & Salehi, M. M. (2012). Adaptive sampling designs: inference for sparse and clustered populations. Springer Science & Business Media.
Thompson, S. K. (2012). Sampling. Third Edition. Wiley, Nova York.

Equipa Docente (2023/2024 )