Comportamento do Consumidor
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Os resultados esperados de aprendizagem e as competências a adquirir nesta unidade curricular são:
- Capacidade para compreender o comportamento de consumo e de compra dos indivíduos e das organizações nos variados mercados de produtos e serviços;
- Domínio das várias teorias e modelos do comportamento do consumidor;
- Domínio dos vários factores determinantes do processo de decisão de compra;
- Delinear, planear, conceber e avaliar estudos sobre comportamento dos consumidores;
- Compreender a inter-relação entre as matérias leccionadas.
Conteúdos Programáticos
1 – Estudo do comportamento do consumidor
1.1 – Evolução e tendências futuras
1.2 – Métodos para estudar o consumidor
1.3 – Ética e comportamento do consumidor
2 – O processo de tomada de decisão de compra e consumo
2.1 – Reconhecimento do problema e procura de informação
2.2 – Avaliação de alternativas
2.3 – Compra e consumo
2.4 – Actuação pós-compra
3 – Influências ao processo de decisão
3.1 – As diferenças individuais
3.2 – Influência dos factores externos
4 – Influenciando o comportamento do consumidor
4.1 – Mudanças de atitude
4.2 – Processamento da informação
4.2.1 – Percepção
4.2.2 – Aprendizagem e memória
Métodos de Ensino
Regime presencial em sala fundamentalmente para interligação de conhecimento teórico e prático.
- Nas aulas presenciais adopta-se uma metodologia participativa activa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstracção e exposição oral.
- Análise e discussão de estudos de caso.
- Regime não presencial, estudo à distância através do Moodle.
- Incentivo e acompanhamento à pesquisa fora da sala de aula e à realização de diversoso trabalhos sobre a temática do comportamento do consumidor.
Bibliografia
Bibliografia
- Blackwell,R. D.; P.W. Miniard; J. F. Engel (2006). Consumer Behavior, 10th Edition, Forth Worth, The Dryden Press.
- Schiffman, L. G.; L. L. Kanuk (2010). Consumer Behavior, Prentice Hall, 10th Edition.
- Solomon, Michael, Gary Bamossy e Soren Askegaard (2009). Consumer behaviour: an European perspective, 4th edition, Prentice Hall.
Revistas Cientificas
Entre outras...
- Journal of Consumer Behavior
- Journal of Consumer Marketing
- Journal of Consumer Satisfaction, Dissatisfaction and Complaining Behavior (JCS/D&CB)
- The Journal of Customer Behaviour
- Journal of Consumer Research
- Journal of Consumer Culture