2024

Enfermagem na Preconceção

Nome: Enfermagem na Preconceção
Cód.: ENF13441M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A metodologia utilizada, permite que sejam atingidos os objetivos e as competências da Unidade Curricular,, dando também resposta aos ODS.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem


Objetivo Adquirir competências para cuidar da mulher inserida na família durante o período pré-concecional.

Competências
Evidencia conhecimentos que permitem definir conceitos biopsicossociais e culturais inerentes à sexualidade;
Conhece os diferentes modelos de resposta sexual humana;
Evidencia conhecimentos que diligenciem a promoção da saúde da mulher no âmbito da saúde sexual, do planeamento familiar e durante o período pré-concecional;
Demonstra capacidade para integrar conhecimentos que permitam o diagnóstico precoce e prevenção de complicações para a saúde da mulher no âmbito da saúde sexual, do planeamento familiar e durante o período pré-concecional;
Demonstra capacidade para a comunicar as suas conclusões com outros profissionais no tratamento da mulher/casal com problemas de fertilidade;
Sabe aplicar conhecimentos no âmbito das disfunções sexuais.
Demonstra desenvolvimento de competências de aprendizagem ao longo da vida.

Conteúdos Programáticos

Saúde sexual e reprodutiva
Diagnóstico precoce e prevenção de complicações para a saúde da mulher no âmbito da saúde sexual e reprodutiva
O Sexo, o Género a cidadania e saúde:
Construção da feminilidade e masculinidade
Modelos de Orientação Sexual
Diferenças sexuais e de género na saúde e na doença
Funções da sexualidade:
Sexualidade biológica, emocional, psicoafectiva, sociocultural e ético-legal
Direitos humanos, sexuais e reprodutivos
Modelos da Resposta Sexual Humana
Planeamento Familiar e Correntes pré-malthusianas, malthusianas e pós-malthusianas
Contraceção, métodos de controlo de fertilidade e idades da mulher
Infertilidade e esterilidade humana
Conceção e reprodução humana
Risco genético e concecional
Procriação medicamente assistida
Problemáticas associadas à sexualidade e ao género:
Desigualdades
Mutilação genital feminina
Disfunções
Coersão e Violação
Infeções sexualmente transmissíveis
Teorias e estratégias de educação para a saúde sexual.

Métodos de Ensino

Nas sessões letivas, a participação dos estudantes é estimulada de modo a aumentar o desenvolvimento pessoal e profissional. Privilegia-se a pesquisa, a reflexão e análise de artigos científicos e documentos emanados pelas autoridades de saúde como Direção Geral da Saúde, e Organização Mundial de Saúde. A orientação tutorial terá como finalidade o desenvolvimento de competências. Para proceder à avaliação dos estudantes é feita avaliação contínua, através de uma frequência e um trabalho de grupo com apresentação em sala de aula. A Nota final=frequência (50%) + trabalho de grupo (50%). A nota mínima em cada momento de avaliação é de 9,5 valores.
Caso o estudante não realize um dos momentos de avaliação previstos, terá que obrigatoriamente realizar a avaliação por exame que consistirá numa prova escrita, de acordo com o Regulamento Académico e o calendário aprovado

Bibliografia

De Schrijver, L., Leye, E., & Merckx, M. (2016). A multidisciplinary approach to clitoral reconstruction after female genital mutilation: The crucial role of counselling. The European Journal of Contraception & Reproductive Health Care, 21(4), 269-275.

Frias, A. (2021-Julho). Políticas Sociais e de Atenção, Promoção e Gestão em Enfermagem. Vol1. Ponta Grossa. Paraná: Atena Editora. ISBN: 978-65-5983-394-8 DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.948211308

Kennedy, C., Yeh, P., & Gaffield M. (2019). Contraception values and preferences: protocol and methods for a global systematic review. Contraception. (in press). doi: 10.1016/j. contraception.2018.05.006Get

Sequeira, A., Amaral, C. & Pousa, O. (2020) Procedimentos de Enfermagem em Saúde Materna e Obstétrica. Lisboa: Lidel.