2024

Seminários Clínicos

Nome: Seminários Clínicos
Cód.: DES12076M
3 ECTS
Duração: 8 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A UC coloca os alunos em contato com casos clínicos (diferentes faixas etárias; diferentes problemáticas) focando a prática psicomotora - da avaliação à intervenção, em contextos clínico e escolar.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Com esta UC pretendemos que os alunos possam:
-Observar, estudar e também apresentar casos (supervisão) clínicos de forma a serem discutidos em grupo.
-Apreender os diferente olhares de uma equipa multidisciplinar.
-Compreender as fundamentações da prática psicomotora à luz de diferentes abordagens.
-Desenvolver os conhecimentos, as competências e a consciência da responsabilidade da prática clínica.

Conteúdos Programáticos

- Reflexão sobre o papel que o psicomotricista desempenha na qualidade da sua prática terapêutica.
- Reflexão de forma a promover a mudança positiva, novas pesquisas e desenvolver o pensamento e a compreensão crítica.
- Análise de diferentes casos clínicos em diferentes domínios práticos da Psicomotricidade, de forma a tomar consciência da multidimensionalidade do processo terapêutico.
- Através da apresentação de casos clínicos, entender a relação profissional centrada na exigência, na formação, no trabalho e no desenvolvimento emocional e pessoal.
- Reflexão sobre o desenvolvimento das práticas orientadas por um profissional qualificado.

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão ao longo do terceiro semestre. Nas aulas serão apresentados (de modo expositivo e recorrendo a meios áudio-visuais), discutidos e refletidos estudos de caso de diferentes idades (crianças, adolescentes e adultos), com patologias psicomotoras diversas e em diferentes domínios de intervenção da psicomotricidade (terapêutico e reeducativo), pertinentes para a intervenção terapêutica dos psicomotricistas.

A avaliação do aluno será feita através de dois regimes:
Regime de Avaliação contínua: Realização de reflexões individuais e em grupo (com consulta) com base em estudos de caso (média final ≥ 9,5 valores).
Regime de exame: uma prova escrita sobre os conteúdos programáticos (70%) e uma prova oral (30%).
O aluno terá de obter para cada elemento de avaliação uma classificação ≥ 9,5 valores, nos dois regimes de avaliação.

Bibliografia

Almeida, G. & Morais, M. J. (2013). O menino que brinca às escondidas: reflexão sobre uma intervenção em psicomotricidade numa vertente relacional. A Psicomotricidade, 16, 61- 72.
Almeida, G. (2004). Intervenção Psicomotora: O aspecto psico-afectivo e relacional inerente à evolução da imagem do corpo: apresentação de um caso. A Psicomotricidade, 4(1), 59-69.
Gatecel, A., & Lefranc, A. (2019). Le Grand Livre des pratiques psychomotrices
Fondements, domaines d'application, formation et recherche. Hors collection, Dunod
Pireyre, E. (2018). 19 situations cliniques en psychomotricité. Paris: Dunod
Pireyre, E. (2015). Cas pratiques en psychomotricité. Paris: Dunod