2024

Planeamento e Avaliação de Programas e Projetos

Nome: Planeamento e Avaliação de Programas e Projetos
Cód.: SOC12052M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular (uc) tem como finalidade facultar aos mestrandos conhecimentos necessários à
compreensão e ao aprofundamento do debate sobre a especificidade teórico-metodológica inter, multi e transdisciplinar
do planeamento e avaliação de programas e projetos de desenvolvimento e ainda sensibilizá-los
para o desenvolvimento da atitude de abertura de espírito crítico na formulação dos problemas e dos
instrumentos de planeamento nesta área.
São objetivos da uc:
1. Examinar conceitos e instrumentos conceptuais e metodológicos de análise inter, multi e trans-disciplinar e
de reflexão crítica sobre situações e problemas
2. Estudar e examinar conceitos e objetivos dos processos de Planeamento e Avaliação de Programas e
projetos de Desenvolvimento
3. Promover a aprendizagem dos conteúdos metodológicos necessários ao planeamento, à conceção e
avaliação de programas e de projetos
4. Estudar e analisar as diversas fases do processo e estratégias de avaliação de programas e de projetos

Conteúdos Programáticos

1 - Fundamentos Teórico-Metodológicos do Planeamento
1.1. Paradigmas e Modelos de Planeamento
1.2. Visão Integrada do Processo de Planeamento e Cenários Ideais
1.3. Debilidades Inerentes ao Processo de Planeamento
1.4. Clarificação de Conceitos
2 - O Planeamento como processo faseado e de intervenção
2.1. Diagnóstico de Necessidades
2.2. Definição de Objetivos e Estabelecimento de Prioridades
2.3. Delineamento e Planeamento das Ações
2.4. Modelos de Intervenção
3- Sistemas de Acompanhamento e Avaliação de Programas e de Projetos
3.1. Conceitos e Propósito da Avaliação de Programas
3.2. O Planeamento do Processo de Avaliação
3.3. Sistemas de Acompanhamento de Programas e Projetos
3.4. As Quatro Dimensões do Processo de Avaliação (critérios, evidências, o julgamento e estratégias)
3.5. Estratégias de Avaliação
3.6. Avaliação de instrumentos de planeamento: tipos e metodologias.
3.7. Capitalização de Experiências: Estudos de Caso

Métodos de Ensino

As aulas têm um carácter de forum de discussão privilegiando por isso o debate e todos os métodos que
permitem e incentivam a ativa participação dos mestrandos. As sessões visam suscitar o debate e a reflexão
sobre determinada temática e destinam-se a propiciar aos mestrandos um aprofundamento da reflexão sobre
conceitos, abordagens e metodologias relativos à avaliação de programas e projetos. Privilegia-se a condução
das diferentes sessões de aprendizagem através de exposições orais e metodologias de interação
psicossocial, apoiadas, em meios audio-visuais, suportes bibliográficos, recortes da imprensa, e outros
suportes eletrónicos, estáticos e virtuais (Internet). O reforço da abordagem de aplicação prática dos
conteúdos programáticos faz-se em sessões coletivas em formato de Workshop (dinamizados por
especialistas convidados) e ainda visitas de estudo.

Bibliografia

BARBIER, J. (1993). Elaboração de Projectos de Acção e Planificação. Porto: Porto Editora
CAPUCHA, L. (coord) (2008). Planeamento e Avaliação de Projectos. Guia Prático, Lisboa; D-G Inovação e
Desenv. Curricular
COHEN, E. (1999). Avaliação de Projectos Sociais. Petrópolis: Ed. Vozes
GUERRA, I. (2000). Fundamentos e Processos de uma Sociologia da Acção. O Planeamento em Ciências
Sociais Cascais: Ed. Principia
PIETRO, D. S. (1983). Evaluation Sourcebook for Private and Voluntary Organizations. New York: American
Council of Voluntary Agencies for Foreign Service
RAYNAL, S. (2000) A Gestão por Projecto. Lisboa: Piaget
SANTOS, M. (2008) “Planeamento enquanto processo para o desenvolvimento sustentado” in REGO, M. e
BALTAZAR, M. (2008) Novos Cenários de Desenvolvimento do Alentejo, Lisboa, Caleidoscópio
SCHIEFER, U. et al. (2006). MAPA – Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Cascais: Principia
SERRANO, G. P. (2008). Elaboração de Projectos Sociais: casos práticos, Porto: Porto Ed

Equipa Docente (2022/2023 )