2024

Técnicas de Análise Quantitativa em Sociologia

Nome: Técnicas de Análise Quantitativa em Sociologia
Cód.: SOC12051M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O principal objectivo é introduzir o estudante no conhecimento dos principais métodos e técnicas de análise
quantitativa aprofundada de dados. Tem como principais objectivos: dotar de uma formação aprofundada com
enfoque na análise quant., numa perspectiva social; capacitar com conhecimentos práticos; a partir dos dados
e ferramentas de análise quant. avançar na investigação interdisciplinar de problemas societais, de modo a
aplicar uma abordagem de análise quantitativa no desenvolvimento das suas dissertações ou relatórios de
estágio. Os objectivos de aprendizagem específicos incluem: aplicar instrumentos de análise estatística ao
estudo dos problemas societais; compreender como para tal deve utilizar dados empíricos; conhecer,
localizar, recolher e tratar fontes de dados primárias (Inquéritos nacionais e internacionais aos agregados
familiares, ESS, Eurobarómetro, entre outros); interpretar resultados estatísticos; formular e redigir um ensaio
suportado na evidência.

Conteúdos Programáticos

Módulo de Amostragem
• Conceitos básicos de amostragem e estimação
• Principais etapas no planeamento e na selecção de amostras
• Amostragem aleatória simples, sistemática e aleatória estratificada
• Métodos de recolha de informação em estudos por amostragem
Módulo de Multivariada
• Análise em componentes principais
• Análise factorial de correspondências
• Análise discriminante
• Análise de clusters
Módulo de Categórica
• Tabelas de contingência
• Regressão logística

Métodos de Ensino

O ensino da unidade curricular assenta em aulas teórico-práticas, utilizando como suporte a plataforma de elearning
da UÉ. Os conceitos introdutórios são dados usando exemplos reais de diferentes áreas de aplicação
de modo a mostrar a relevância e actualidade dos conteúdos programáticos. Aulas teórico-práticas: 3
h/semana, articuladas com exemplos de aplicação (com utilização de computador para resolução de
exercícios). Os estudantes completam um conjunto de 4 trabalhos de avaliação ao longo do semester (40%).
Estes trabalhos visam introduzir os estudantes nas técnicas de análise quantitativa de dados, de acordo com o
leccionado nos diferentes módulos e terão uma ponderação proporcional na classificação final ao nº de horas
de contacto de cada módulo. Os estudantes poderão trabalhar em grupo mas os trabalhos entregues deverão
reflectir o trabalho e o esforço individual.Exame Final: (2 h de exame escrito) (60%). O exame de final de
semestre cobre toda a matéria leccionada.

Bibliografia

Agresti, A. (2007). An Introduction to Categorical Data Analysis, 2nd Edition, Wiley-Interscience.
Hair, Black, Babin, Andersin and Tatham, (2006). Multivariate Data Analysis, 6th ed., Prentice-Hall.
Hosmer, D.; Lemeshow, S. (2013). Applied Logistic Regression, 3rd Edition, Wiley.
Johnson, R. A. and Wichern, D. W., (2002). Applied Multivariate Statistical Analysis, Prentice-Hall.
Lohr, S. L. (1999). Sampling design and analysis. Duxbuty Press, California.
Vicente, P., Reis, E., e Ferrão, F. (2001). Sondagens. A amostragem como factor decisivo de qualidade. Edições
Silabo, Lisboa.