2024

Sociologia do Desenvolvimento e da Ação Coletiva

Nome: Sociologia do Desenvolvimento e da Ação Coletiva
Cód.: SOC12048M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Relacionar os principais conceitos da unidade curricular, de forma a compreender de que forma o
dinamismo e o carácter interativo dos processos de mudança e de desenvolvimento se têm concretizado no
tempo e no espaço;
2. Compreender a diversidade e mutabilidade das relações que se estabelecem entre os diversos
intervenientes no Sistema Mundo, as quais influem no desenvolvimento dos países e das regiões;
3. Analisar criticamente as estratégias, e sua eficácia, da cooperação para o desenvolvimento contemporânea;
4. Descrever os princípios de uma “nova estratégia para o desenvolvimento”;
5. Problematizar os aspetos estruturais da sociedade portuguesa que influem no processo de
desenvolvimento;
6. Identificar e analisar os diversos tipos de meios socioeconómicos em que se pode intervir, meios e
instrumentos, agentes, capacidades e limitações de intervenção para atenuar ou resolver os problemas e
aproveitar as potencialidades inerentes às diferentes áreas territoriais.

Conteúdos Programáticos

1 Fundamentos Teórico-Metodológicos do Desenvolvimento
1.1 Paradigmas e Modelos de Desenvolvimento
1.2 Enquadramento global da assimetrias internacionais, regionais e locais
1.3 Contributos explicativos sobre diferentes níveis de desenvolvimento
1.4. A ação coletiva para o desenvolvimento
2.Desenvolvimento e Globalização
2.1 Fatores determinantes da persistência das assimetrias do ordenamento internacional
2.2 Políticas de desenvolvimento sustentável
2.3 Cooperação internacional para o desenvolvimento
2.4 Interações entre o local e o global: a perspetiva do desenvolvimento territorial
3. A Problemática do Desenvolvimento Regional e Local
3.1 Quadro teórico-conceptual do desenvolvimento regional e local
3.2 A regionalização, o municipalismo e o associativismo municipal
3. Estratégias de atuação e atores no sistema de ação local
3.4 Desafios emergentes para o desenvolvimento regional e local
3.5. A ação para o desenvolvimento
3.6 Diversidade de atores e de lógicas de ação

Métodos de Ensino

As aulas têm um carácter de fórum de discussão privilegiando o debate e todos os métodos que permitem e
incentivam a ativa participação dos estudantes. A aprendizagem não é feita apenas pelos estudantes ouvindo
o "mestre" a falar; a aprendizagem é feita simultaneamente pelos estudantes e professor através da relação
dialógica professor-estudantes (estudantes-professor). Por este facto, procura-se e incentiva-se
constantemente o estabelecimento de um clima favorável e aberto à troca de perspetivas e experiências entre
os estudantes.
Momentos / elementos de avaliação:
a) Avaliação contínua: - 1 Trabalho individual (máximo 25 pág.) 80%; - Participação nas atividades da aula. 20%
b) Avaliação por exame: - 1 Trabalho individual 40% da avaliação final; - 1 Prova escrita l Exame Final 60% da
avaliação final. O trabalho individual ou em grupo consiste num artigo científico sobre um dos temas do
programa em vigor. O aluno dispõe de 2 modalidades de avaliação devendo optar por uma delas

Bibliografia

BALTAZAR, M.S. e REGO, M. (coord) (2011) Globalização e Desenvolvimento, Lisboa, Caleidoscópio
BRAGA, D. (1994) "A problemática do desenvolvimento local: apontamentos sobre o quadro teóricoconceptual",
in Vértice, n.º 59
HEIMER, F. et all, (1987), “Desenvolvimento – Debate crítico das teorias” in Sociologia Problemas e Praticas,
Volume III, Lisboa, Europa-América
LOPES, R. (2001), Competitividade, Inovação e Territórios, Oeiras, Celta
MARQUES, A. (2006) – Actores, Estratégias e Desenvolvimento Local. Conflitos e consensos no município de
Palmela, no limiar do século XXI, Tese de Doutoramento, UÉvora
REGO, M. e BALTAZAR, M.S. (coords) (2008). Novos cenários de desenvolvimento do Alentejo, Lisboa, Colibri
SANTOS, M. e BALTAZAR, M. S. (2005) Experiências de Desenvolvimento Local na Região Portuguesa do
Alentejo, Working Papers (WP31), Turim, Centro de Formação da Organização Internacional do
TrabalhoTOURAINE, A. (2005). Um Novo Paradigma - Para compreender o Mundo Hoje. Lisboa, Piaget