2024

Metodologia da Investigação Sociológica

Nome: Metodologia da Investigação Sociológica
Cód.: SOC12047M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A partir de uma abordagem crítica, esta UC apresenta, aprofunda e discute conhecimentos, aptidões e competências no âmbito da metodologia da investigação sociológica.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta UC visa apresentar, aprofundar e discutir criticamente conhecimentos, aptidões e competências em torno
da metodologia da investigação sociológica (MIS). No final, os alunos devem ser capazes de: a) apresentar e
afirmar a especificidade da metodologia da investigação sociológica na articulação entre teoria e empiria, seus
fundamentos, propósitos, processos e desafios; b) apresentar e discutir as opções metodológicas subjacentes
às diversas etapas de realização de uma investigação em sociologia (e.g., exploração, problematização,
observação, tratamento, análise e disseminação de resultados); c) identificar, distinguir e avaliar o recurso a
diferentes técnicas de selecção, recolha, tratamento e análise em investigação sociológica; d) reflectir crítica,
ética e transversalmente sobre as metodologias a adoptar em investigação autónoma ou em equipa; e)
desenhar projectos de investigação ajustados à resolução de problemas sociológicos de forma sustentada,
rigorosa e inovadora.

Conteúdos Programáticos

Preâmbulo: O léxico da metodologia da investigação em ciências sociais
I –Exploração
1.1 Temática a estudar e pergunta(s) de partida
1.2 Revisão da literatura e sistematização do conhecimento
1.3 Etapas do procedimento e projecto de investigação
II –Problematização
2.1 Definição do objecto de estudo, objectivos da investigação e níveis de análise
2.2 Desenho da investigação: estratégias quantitativas, qualitativas e modelos combinados
2.3 Construção do modelo de análise: conceptualização e operacionalização
III –Observação
3.1 Delimitação do campo empírico
3.2 Técnicas de recolha de dados
IV –Tratamento, análise e apresentação de dados
4.1 Tratamento preliminar, crítica e síntese da informação
4.2 Técnicas de análise de dados
4.3 Ferramentas digitais e recurso a software específico
4.4 Fidelidade e validade metodológicas
V –Disseminação de resultados
5.1 Escrita científica e apresentação de resultados
5.2 Devolução dos resultados à comunidade não académica
5.3 Ética n(d)a pesquisa

Métodos de Ensino

Método expositivo e activo em aulas teórico-práticas semanais (1 x 2hrs), acompanhamento tutorial presencial
e a distância.
De acordo com o Regulamento Escolar Interno, os alunos podem optar entre avaliação contínua e avaliação
por exame.
Avaliação contínua: poster (40%) e um ensaio individual (60%).
Avaliação por exame: uma prova escrita com a duração de duas horas (100%).

Bibliografia

BOOTH, W., COLOMB, G. & WILLIAMS, J. (2008) The Craft of Research. Chicago: Chicago Press.
CRESWELL, J. W. (2014) Research Design. Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches, Los Angeles: Sage.
DENSCOMBE, M. (1998) The Good Research Guide for small-scale social research projects, Buckingham: Open UP.
FLICK, U. (2013) Introdução à Metodologia de Pesquisa – Um guia para iniciantes, São Paulo: Penso.
FOWLER, F. (2013) Survey Research Methods. London: Sage
GAUTHIER, B.(2003) Da Problemática à Colheita de dados, Loures: Lusociência.
GHIGLIONE, R. & Matalon, B. (1992) O inquérito: Teoria e Prática, Oeiras: Celta.
GRAY, D. (2014), Doing Research in the Real World. London: Sage
KUMAR, R. (2011) Research Methodology: a step-by-step for beginners. London: Sage.
MERRIAM, S., & TISDELL, E. (2016). Qualitative research: a guide to design and implementation. San Francisco, CA: Jossey-Bass.
QUIVY, R., & CAMPENHOUDT, L.(1995) Manual de investigação em ciências sociais. Lx, Gradiva

Equipa Docente (2023/2024 )