2025

Tecnologias de Processamento, Conservação e Valorização de Produtos

Nome: Tecnologias de Processamento, Conservação e Valorização de Produtos
Cód.: BIO14642M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/162 horas
Área Científica: Controlo e Processos , Termodinâmica Aplicada

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Técnicas de manuseamento, processamento de produtos aquícolas, tecnologias de transformação e embalagem de produtos aquícolas. Técnicas de conservação por frio de modo a obter elevados padrões qualidade nos produtos. Técnicas de valorização mais indicadas para cada produto aquícola.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos sobre técnicas de manuseamento e processamento de produtos aquícolas, bem como de tecnologias de transformação e embalagem de produtos aquícolas e de técnicas de conservação por frio.
Pretende-se ainda que os estudantes adquiram conhecimentos sobre técnicas de produção de subprodutos da aquacultura, bem como sobre outras técnicas e subprodutos inovadores.

Competências
É esperado que os estudantes saibam selecionar as técnicas processamento mais indicadas para cada produto aquícola, na ótica da valorização do produto e com padrões de elevada qualidade.
É esperado que os estudantes saibam como desenvolver produtos inovadores e aproveitar subprodutos numa perspetiva de I&D, podendo gerar excelentes oportunidades de obter novos produtos aquícolas de grande potencial comercial.

Conteúdos Programáticos

I. Processamento
1 Processamento de produtos frescos e transformados: Aquecimento, Irradiação, depuração, descasque, bivalves e crustáceos, filetagem, escamação.
2 Tecnologia de transformação e conservação: conservas, fumados, salga, fermentação, marinados, cura, SURIMI.
3 Embalagem geral: MAP, Embalagem a vácuo, material tradicional, renováveis ou reutilizáveis.

II. Conservação
1. Produção de gelo
2. Refrigeração
3. Congelação
4. Liofilização
5. Desidratação e secagem de micro e macroalgas e peixe
6. Tratamentos sob pressão e vácuo

III. Valorização
1. Utilização de produtos e subprodutos aquícolas: alimentação, biomateriais, aplicações farmacêuticas.
2 Tecnologias correntes de valorização de rejeitados e subprodutos: Farinha e óleo de peixe, extrações, ensilagem, quitina e quitosana, compostagem, outros.
3 Tecnologias inovadoras de valorização de rejeitados e subprodutos: péptidos bioativos, enzimas, polissacáridos, produtos e farmacológicos, pigmentos.

Métodos de Ensino

Esta é uma UC essencialmente teórica e nas aulas os conteúdos são lecionados por exposição, utilizando meios audiovisuais. Serão lecionadas situações práticas reais que ocorrem na indústria. De notar que o tempo de orientação tutorial (parte do horário de dúvidas), para os estudantes efetuarem trabalhos/projetos de pequena dimensão, na qual têm de recolher informação bibliográfica.

Avaliação

a) Contínua:
a1) 2 testes escritos de 1,5 h nota mínima de 8.0 valores (escala de 0 a 20 valores), a realizar durante o período letivo, com peso de 20% cada na avaliação final.
a2) 3 Trabalhos escritos referentes cada um destes a cada parte da UC. O estudante terá de pesquisar um tema inserido no tema de cada parte. Os 2 primeiros trabalhos serão apresentados em relatório, enquanto o 3.º será em forma de apresentação oral. O peso de cada trabalho será de 20% na avaliação final.
b) Por exame: Exame final com nota mínima de 9.5 valores (escala de 0 a 20 valores) e peso de 100% na avaliação final.

Bibliografia

[1] Boziaris, I.S. (2014) Seafood Processing Technology, Quality and Safety, John Wiley & Sons, ISBN: 978-1-118-34621-1, 2014
[2] Özo?ul, Y. (2020) Innovative Technologies in Seafood Processing, CRC Press, Taylor & Francis Group, ISBN: 978-0-8153-6644-7, 2020

Equipa Docente (2024/2025 )

  • [responsável]