2023

Gestão Intermédia, Avaliação e Regulação Escolar

Nome: Gestão Intermédia, Avaliação e Regulação Escolar
Cód.: PED12162M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A presente uc visa contribuir para o estudo da gestão escolar intermédia e dos processos de regulação escolar e constituir-se como
um espaço aberto de formação que possibilite aos estudantes:
- Aprofundar conhecimentos sobre as organizações escolares, respetivas estruturas e práticas de
gestão intermédia;
- Desenvolver competências que levem a questionar e aprofundar perspetivas teóricas e práticas de
gestão educacional, explorando margens de autonomia escolar pedagógica e curricular e os contextos
territoriais socioeducativos;
- Identificar possibilidades de intervenção de estruturas de gestão intermédia em processos escolares
que contribuam para a contextualização de práticas organizacionais pedagógicas e curriculares
e de desenvolvimento da escola;
- Utilizar instrumentos de análise educativa e delinear planos de ação de melhoria escolar;
-Perspetivar projetos de intervenção educativa que promovam a produção de conhecimento escolar e a sua disseminação

Conteúdos Programáticos

1. Organizações escolares e estruturas de gestão intermédia
- A essência da estrutura, componentes-chave e mecanismos de coordenação
- Organizações escolares e configurações estruturais
- Estruturas de gestão intermédia: quadro legal e competências
2. O departamento curricular e a turma como unidades organizacionais de análise
- Conhecimento e regulação escolar
. A gestão da informação como recurso
. Conhecimento e processo de decisão baseados em indicadores, boas práticas e saberes experienciais
. A produção e disseminação de conhecimento contextualizado como instrumentos de regulação e
governação pedagógica
- Configuração de sistemas de indicadores de desempenho
. Quadros de referência e campos de análise
. Estrutura composicional da turma e modelos para o cálculo de indicadores da eficácia escolar
3. Intervenções alternativas e estabelecimento de planos de ação estratégica

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino recorrem a estratégias de exposição interpretativa envolvendo os
estudantes na análise de cenários a partir de textos, documentos, suportes videográficos e a diferentes
modalidades de trabalho como exposição interativa, debates em grupo, estudos de casos, análise e
apresentação de comentários, realização de atividades e trabalhos de aula relativos aos conteúdos em
estudo.
É obrigatória a presença do estudante em 80% das sessões presenciais. Os estudantes poderão
escolher entre a avaliação contínua e regime de exame. A avaliação contínua engloba a realização de 5
trabalhos de aula, com o mesmo peso cada um, para a classificação final da unidade curricular; o
exame consiste na realização de uma única prova escrita.

Bibliografia

Barroso, J. & Afonso, N., orgs. (2011). Políticas Educativas: mobilização de conhecimento e modos de
regulação. Gaia: FML
Carvalho, L., coord. (2010). O Espelho do Perito. Inquéritos Internacionais, Conhecimento e Política em
Educação – o caso do PISA. Gaia: FML
CNE (2016). Organização escolar: as turmas. Estudos. Lisboa: Ed. CNE
Lima, L., org. (2006). Compreender a Escola como organização. Perspectivas de análise organizacional.
Porto: Ed. Asa
Mintzberg, H. (1995). Estrutura e Dinâmica das Organizações. Lisboa: Pub. Dom Quixote
Rodrigues, M. L. (2010). A Escola Pública Pode Fazer a Diferença. Coimbra: Ed. Almedina
Verdasca, J., ed. (2007). A Turma como Unidade de Análise. Cadernos de Organização e Administração
Educacional, nº 1. Évora: CIEP-UE
Verdasca, J., ed. (2013). A escola em análise: olhares sociopolíticos e organizacionais. Temas e Problemas, 12-13.
Verdasca, J.(2019). A Escola na Linguagem dos Indicadores: questões teóricas e práticas. Lisboa: Ed. Colibri.