2024

Comunicação e Desenvolvimento Profissional

Nome: Comunicação e Desenvolvimento Profissional
Cód.: PED12161M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Interpretar a comunicação humana nas interacções profissionais para retirar disso fundamentos para
uma pedagogia da comunicação em situação profissional.
2. Interpretar a influência da comunicação humana sobre interacções profissionais, na área da Educação.
3. Desenvolver a capacidade de estar e de comunicar.
4. Desenvolver a competência comunicativa em plurais interacções profissionais.
5. Utilizar alguns recursos instrumentais, não tecnológicos, com vista a uma comunicação eficaz, em
plurais e específicas interacções profissionais.
6. Analisar as qualidades de uma mensagem verbal e de uma mensagem não-verbal eficazes com vista a
uma boa competência comunicativa do agente educativo, tendo em conta a necessidade de harmonização
entre a comunicação verbal e a comunicação não-verbal.

Conteúdos Programáticos

1. A comunicação humana.
1.1 Aspecto verbal.
1.1.1 Modelos de comunicação.
1.2 Aspecto não-verbal.
1.2.1 Âmbito e funções da comunicação não-verbal.
1.2.1.1 A linguagem do corpo.
1.2.2 A comunicação não-verbal em Educação.
2. Barreiras à comunicação.
2.1 Entre pessoas, entre pessoas e grupos e entre grupos.
2.2 Em situações, em contextos educativos.
3. Encontros
4. Contactos
5. Falar numa reunião
6. Falar a um público
7. Alguns recursos instrumentais, não tecnológicos, com vista a uma comunicação eficaz, em plurais e
específicas interacções profissionais.

Métodos de Ensino

As metodologias fundam-se, fundamentalmente, nas teorias cognitivas da aprendizagem: relacionação do
novo com o adquirido (Piaget), com a sistematização (Bruner) e a transferência para situações novas,
idênticas (Ausubal).
1. Exposições teóricas pelo professor e pelos alunos.
2. Trabalho(s) de investigação individual(ais) e/ou em grupo.
Nota 1: As exposições teóricas feitas pelos alunos surgem dos seus trabalhos autónomos de investigação.
3. Trabalho(s) prático(s) individual(ais).
Nota 2: O(s) trabalho(s) prático(s) feito(s) pelos alunos são execuções de micro sequências de
comunicação, planificadas, fundamentalmente subordinadas a temas e assuntos à escolha do estudante
. Relatório(s).
5. Teste(s) escrito(s).
A avaliação, de acordo com o ensino-aprendizagem realizados, far-se-á ao nível da teoria e da prática.
Nota 3: A nota final será = 2 x nota do teste escrito ou média deles + 1 x nota do trabalho prático ou a
média aritmética deles, onde se pode incluir nota de relatório(s) : 3.

Bibliografia

-Caetano, S. & Mira, A. (2012).Contributos da comunicação não-verbal na integração social, cultural e
educativa de imigrantes numa perspectiva de multiculturalidade – um estudo de caso.In O. Magalhães & A.
Folque (Eds.), Práticas de investigação em educação.Évora: Universidade de Évora.
-León del Barco, B., Mira, A. & Gómez, T. (2007).An evaluation of opinions concerning immigration and
multiculturality in the school for teacher training.Electronic Journal of Research in Educational
Psychology, 5(12), 259-282.Retrieved from http://www.investigacionpsicopedagogica.
org/revista/new/english/ContadorArticulo.php?175
-León del Barco, B., Mira, A., Verdasca, J., Castaño, E. & Carroza, T. (2013).Cyberbullying en Centros de
Enseñanza Basica y Secundaria del Alentejo. Educação, Temas e Problemas. 6 (12-13), 239-251.
-Mira, A.(1993).Professor e aluno-o valor da interacção comunicativa. Psicología de la Educación y del
Desarrollo, 2(505),701-706.Badajoz: DPSE-Univ Extremadura.

Equipa Docente (2022/2023 )