2023

Supervisão e Ensino da Especialidade

Nome: Supervisão e Ensino da Especialidade
Cód.: PED12154M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O1. Relacionar a função da supervisão pedagógica com o conhecimento profissional do professor, em
particular com o conhecimento didático
O2. Compreender o papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional do professor
O3. Compreender o papel das diferentes estratégias de supervisão na transformação das práticas
pedagógicas
O4. Compreender as relações entre a supervisão e a avaliação

Conteúdos Programáticos

1. Supervisão Pedagógica e Conhecimento Profissional do Professor
1.1. Supervisão e Conhecimento Didático do Professor
2. Supervisão Pedagógica e Desenvolvimento Profissional do Professor
2.1. Supervisão Pedagógica e Formação
2.2. Supervisão Pedagógica e Prática Reflexiva
2.3. Supervisão Pedagógica e trabalho colaborativo entre professores
2.4. Supervisão Pedagógica e Investigação da própria prática profissional
3. Transformação da Prática Docente. Estratégias de Supervisão
3.1. Observação de Aulas
3.2. Narrativas Profissionais e Reflexões Escritas
3.2.1. Diários Reflexivos
3.2.2. Estudos de Caso
3.2.3. Portfólios de Ensino
3.3. Investigação-ação
4. Supervisão e Avaliação: relações e tensões

Métodos de Ensino

Utilizar-se-ão diversas metodologias:
(a) Apresentação, pelo docente responsável, de quadro conceptual geral da relação entre supervisão,
enino e avaliação
(b) Apresentação pelo docente e pelos alunos de ideias e trabalhos de autores fundamentais,
acompanhadas de debate generalizado no seio da turma
(c) As apresentações orais levadas a cabo pelos alunos são em grupo
A consecução dos objetivos exige que os alunos se envolvam profundamente em todas as atividades
das sessões de trabalho. Serão valorizadas a assiduidade e o empenhamento em todas as tarefas
propostas.
A avaliação nesta disciplina decorrerá ao longo de todas as sessões de trabalho e terá em conta a
assiduidade dos alunos, o desempenho nas tarefas propostas e a qualidade dos trabalhos resultantes
dessas mesmas tarefas. A classificação final (CF) decorre da ponderação da Reação Crítica (RC) (individual) - 40% e da Apresentação e Dinamização (AD) (grupo) - 60% mediante a aplicação da seguinte fórmula: CF=0.4RC+0.6AD

Bibliografia

Alarcão, I. & Tavares, J.(2003). Supervisão da Prática Pedagógica – Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem (2ª edição). Coimbra: Almedina.
Alarcão, I & Roldão, M. (2010). Supervisão. Um contexto de Desenvolvimento Profissional dos Professores (2ª Ed.) Mangualde: Edições Pedago.
Alarcão, I. & Canha, B. (2013). Supervisão e Avaliação. Uma relação para o desenvolvimento. Porto: Porto Editora.
Bolton, G. & Delderfield, R. (2018). Reflective Practice: Writing and Professional Development. (5th Ed.) London: Sage.
Danielson, C. & McGreal, T. (2000). Teacher evaluation to enhance professional practice. Alxandria: ASCD.
Shulman, L.(2004).Wisdom of practice:essays on teaching, learning, and learn to teach. SanFrancisco,CA:Jossey Bath.
Vieira, F. (2014). Re-conhecendo e Transformando a Pedagogia. Histórias de Supervisão. Santo Tirso: De Facto Editores.

Equipa Docente (2022/2023 )