2024

Modelos e Processos de Supervisão I

Nome: Modelos e Processos de Supervisão I
Cód.: PED12152M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Conhecer a evolução concetual de supervisão pedagógica
2. Conhecer modelos, cenários e abordagens de supervisão pedagogica
3. Ser capaz de identificar e analisar práticas de supervisão pedagógica na formação inicial e continua de educadores e professores
4.Compreender a escrita como instrumento potenciador da reflexão sobre as práticas pedagógicas nos processos de supervisão
5. Compreender a influência dos estádios de desenvolvimento pessoal e profissional dos sujeitos no processo de supervisão
6. Compreender a supervisão pedagógica como atividade para o desenvolvimento profissional dos professores e dos contextos
7. Ser capaz de assumir uma atitude crítica e investigativa face aos processos de supervisão.

Conteúdos Programáticos

1. Enquadramento histórico e concetual da supervisão pedagógica
2. Modelos, cenários e abordagens de supervisão
2.1. Objetivos, princípios e pressupostos teóricos
2.2. As funções do supervisor
3. A supervisão na formação inicial e contínua de professores:
3.1. Os objetivos
3.2. A função dos participantes
3.3. As regras que regulam a ação
3.4. Os instrumentos de mediação da ação
4. A escrita dialógica e as narrativas profissionais
4.1. As dimensões descritiva, reflexiva e projetiva da escrita
4.2. Os níveis de reflexão na produção escrita dos professores
4.3. Experiências de escrita dialogada.
5. Supervisão como processo de desenvolvimento pessoal social e profissional
5.1. O estádio de desenvolvimento dos sujeitos e as necessidades de formação
6.As dimensões da supervisão e o perfil geral de desempenho dos professores

Métodos de Ensino

As metodologias privilegiam a participação dos estudantes na realização de tarefas de diferente natureza, através de debate, da crítica fundamentadas e da intervenção reflexiva, contribuindo para a consolidação e mobilização de saberes. Partindo do relato de experiências vividas, e da análise de documentos, os estudantes são solicitados a realizar trabalho individual ou em grupo e a participar em discussões e debates que se articulam com momentos expositivos de enquadramento e sistematização das temáticas abordadas.
A avaliação segue as normas em vigor na UE, podendo ser contínua ou por exame. Privilegia-se a avaliação contínua, considerando-se a participação nas aulas (40%) com a realização de atividades a negociar com os estudantes no início do semestre (i.e. análise de um artigo; uma reflexão critica sobre um webinar; análise de narrativas disponibilizadas pela docentes) e a realização de um trabalho de aprofundamento sobre um conteúdo do programa com apresentação à turma (60%).

Bibliografia

Alarcão, I. & Roldão, M. C. (2010). Supervisão. Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Mangualde: Edições Pedago.
Alarcão, I. & Canha, B. (2013). Supervisão e colaboração. Uma relação para o desenvolvimento. Porto: Porto Editora.
Collin, S., & Karsenti, T. (2011). The collective dimension of reflective practice: the how and why. Reflective Practice: International and Multidisciplinary Perspectives, 12(4), 569-581.
Fialho, I. & Artur, A. (2018). Aprender a ser educador de infância com a prática de ensino supervisionada. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, 12 (21), 57-77.
Malba Barahona (2019) What matters to supervisors and is this reflected in what they do? Analysing the work of university supervisors of the practicum, Journal of Education for Teaching, 45:3, 262-276
Moreira, M. A. (2015). A supervisão pedagógica como prática de transformação: O lugar das narrativas profissionais, Revista Eletrônica de Educação, 9, 3, 48-63

Equipa Docente (2022/2023 )