2024

Avaliação de Organizações Escolares

Nome: Avaliação de Organizações Escolares
Cód.: PED11239M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Compreender as potencialidades da avaliação de escola como um meio de melhoria e desenvolvimento
organizacional.
Conhecer dispositivos de avaliação de escolas.
Problematizar a articulação entre autoavaliação e avaliação externa.
Refletir e analisar diferentes referenciais e instrumentos de avaliação de escolas.
Analisar modelos e procedimentos de avaliação das escolas.
Compreender o ciclo da melhoria
Planear procedimentos de autoavaliação da escola.
Elaborar planos de melhoria a partir dos resultados da avaliação

Conteúdos Programáticos

Quadro teórico-conceptual da avaliação de escolas
Os pressupostos e o planeamento da avaliação
Do movimento das escolas eficazes ao movimento da melhoria eficaz das escolas
A Avaliação de Escolas em Portugal.
Breve caracterização de alguns projetos anteriores ao modelo de Avaliação Externa de Escolas
Caracterização e operacionalização do modelo de Avaliação Externa de Escolas
O quadro de referência da Avaliação Externa de Escolas
Planeamento e operacionalização da autoavaliação/avaliação interna
Elaboração de planos de melhoria
Autoavaliação e avaliação externa das escolas: Sinergias, relações e consequências

Métodos de Ensino

As metodologias privilegiam a participação dos estudantes na realização de tarefas de diferente natureza,
através do debate, da crítica fundamentada e da intervenção reflexiva, contribuindo, simultaneamente,
para a consolidação dos seus saberes e para a respetiva mobilização.
Partindo do relato de experiências vividas e da análise de documentos, os estudantes são solicitados a
realizar trabalho individual ou em pequenos grupos e a participar em discussões e debates que se
articulam com momentos expositivos de enquadramento e sistematização das temáticas abordadas.
A avaliação consiste na realização de tarefas (atividades práticas), individuais e/ou em pequenos grupos,
nas aulas (AP=30%), conjugadas com uma prova final (PF=70%). É condição de aprovação a realização de
todas as tarefas e a obtenção de uma classificação igual ou superior a 9,5 valores na prova final.

Avaliação

Avaliação contínua
A avaliação ocorre ao longo do semestre, está integrada no ensino e na aprendizagem, apoiada em instrumentos facilitadores da autonomia e autorregulação das aprendizagens (guias de aprendizagem e rubricas de avaliação). A avaliação das aprendizagens tem por base, pelo menos, duas tarefas de aulas (TA) e uma tarefa final (TF). As TA são de natureza diversa, podendo ser realizadas individualmente ou em grupo, durante as aulas ou propostas para trabalho autónomo. A TF é sobre um tema relacionado com os conteúdos da uc, escolhido em conjunto com a docente e é apresentada oralmente na turma, suscitando a reflexão e o debate. Todas as tarefas são avaliadas com base em critérios previamente definidos e partilhados com os estudantes.
Classificação Final = 40%(TA)+60%(TF)
Avaliação final
Os estudantes realizam uma prova de Exame e uma Tarefa final (TF)
Classificação Final = 60%(E)+40%(TF)
O regime de avaliação dos trabalhadores-estudantes segue as normas inscritas no RAU

Bibliografia

Bolívar, A. (2012). Melhorar os processos e os resultados educativos: o que nos ensina a investigação. Fundação Manuel Leão.
Fialho, I., Pacheco, J. A. & Sousa, J. (2023). Modelo do 3º ciclo da avaliação externa das escolas. In I. Fialho (Coord), J. Saragoça, S. Gomes, M. J. Silvestre & P. Correia. Avaliação Externa das Escolas. Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção (pp.15-43). Húmus
Fialho, I., Saragoça, J., Correia, A. P., Gomes, S., & Silvestre, M. J. (2020). O Quadro de Referência da Avaliação Externa das Escolas, nos três ciclos avaliativos, no contexto das políticas educativas vigentes. In J. A. Pacheco, J. C. Morgado, & J. Sousa (Eds.), Avaliação institucional de escolas e Inspeção: perspetivas teórico-conceptuais (pp. 63-100). Porto Editora.
Guerra, M. A. (2003). Tornar visível o quotidiano. Teoria e prática de avaliação qualitativa das escolas. Edições Asa.
Scheerens, J. (2004). Melhorar a eficácia das escolas. Edições Asa.

Equipa Docente (2023/2024 )