2024

Introduction to Archaeometry

Nome: Introduction to Archaeometry
Cód.: GEO13480M
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Geologia, Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da unidade curricular “Introdução à Arqueometria” é equipar os alunos com os conhecimentos teóricos e práticos básicos em: a) composição química / mineralógica e natureza de diferentes tipos de arqueomateriais (cerâmica, pedra e argamassas, pigmentos, resíduos orgânicos, metais, vidro, papel, têxteis); b) os diferentes tipos de técnicas científicas avançadas utilizadas na caracterização de materiais arqueológicos. Em particular, o foco da unidade seria formar estudantes capazes de aplicar a abordagem analítica correta de “solução de problemas” (“Como-Como-Quando-Para Quê?”) E fornecer respostas a perguntas específicas surgidas durante o estudo de arqueomateriais. e sítios arqueológicos. A unidade incluirá seminários especializados de acadêmicos convidados das principais instituições da área.

Conteúdos Programáticos

Princípios de análises geoquímicas de materiais. Proveniência de matérias-primas, identificação de técnicas de produção, identificação de rotas comerciais na Antiguidade; Identificação de falsificações e falsificações. Introdução ao tratamento estatístico de dados. Microscopia Eletrônica e Óptica e de Varredura combinada com microanálise (OM, SEM + EDS); Difração de raios X (DRX); Espectroscopia de fluorescência de raios X (XRF); Espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FT-IR); espectroscopia micro-Raman; Espectrometria de Massa por Cromatografia em Líquido e Gás (LC-GC-MS); Análise Térmica Diferencial e Análise Termogravimétrica (DTA-TG): LA-ICP-MS.
Cerâmica e cerâmica. Litografias e pedras ornamentais - Argamassas e cimentos. Pigmentos inorgânicos. Fabricação de areia e vidro. Pedras preciosas.
Madeira, têxteis, paapel, plásticos. Resíduos orgânicos. Ossos. Corantes e pigmentos. Resinas.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e laboratoriais. Trabalho de campo. Atribuições. Os materiais didáticos, incluindo folhetos, sites temáticos e artigos científicos, serão distribuídos em sala de aula e publicados em uma página dedicada ao Moodle. Métodos de avaliação: exames finais, trabalhos escritos com apresentação em aula

Bibliografia

T. Douglas Price, James H. Burton. An introduction to Archaeological Chemistry. Springer New York. 2011
Stuart, B. Analytical techniques in materials conservation. John Wiley & Sons Ltd. 2007
Vandenabeele, P. Practical Raman Spectroscopy – an introduction. John Wiley & Sons Ltd. 2013
Philip J. Potts. Portable X-ray Fluorescence Spectrometry. Capabilities for In Situ Analysis. Royal Society of Chemistry Publishing, 2008.
Scientific Articles published in peer-reviewed journal such as Journal of Archaeological Sciences, Archaeometry.