2023

Sistemas de Vigilância

Nome: Sistemas de Vigilância
Cód.: MVT13053M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecer os principais sistemas de vigilância, a nível nacional e internacional, assim como os principais indicadores utilizados
Compreender a vigilância integrada “Uma só Saúde”: conceito, vantagens, oportunidade, desafios e obstáculos
Identificar sistemas de informação organizados de acordo com os princípios de vigilância integrada “Uma Saúde”

Conteúdos Programáticos

Vigilância em saúde, vigilância integrada em saúde e vigilância “uma só saúde”: conceito, âmbito, princípios, objetivos e tipos/metodologias/ modelos de vigilância.
Sistemas de vigilância e redes de vigilância.
Considerações no planeamento e organização de um sistema de vigilância.
Indicadores, fontes de informação e instrumentos.
Sistemas e tecnologias de informação, recolha e gestão de dados e comunicação da informação.
Desempenho e avaliação de sistemas de vigilância.
Sistemas de vigilância “Uma Saúde” - da teoria à prática: análise e avaliação dos principais sistemas de vigilância e sistemas de vigilância “Uma só Saúde”; identificação dos indicadores; vantagens e limitações; divulgação e comunicação de informação.
Estudo de casos.
Desafios e oportunidades

Métodos de Ensino

Aulas téorico-práticas, discussão e análise de informação, recorrendo a metodologia de exposição teórica, trabalho individual e em grupo. A avaliação consiste num trabalho individual de proposta de um sistema de vigilância “Uma Saúde” ou análise crítica de um sistema de vigilância existente

Bibliografia

Zinsstag J, Schelling E, Waltner-Toews D et al. One Health: The Theory and Practice of Integrated Health Approaches. CABI, Wallingford, England, 2015.
McNabb Scott JN, Conde JM, Ferland L at al. Transforming Public Health Surveillance: Proactive Measures for Prevention, Detection and Response. Elsevier, Amman, Jordan, 2016.

Equipa Docente

  • [responsável]