2025
Geoquímica de Solos
Nome: Geoquímica de Solos
Cód.: GEO12706M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/84 horas
Área Científica:
Ciências da Terra
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
No final da UC o aluno deve compreender o funcionamento dos principais processos geoquímicos
conducentes à génese, desenvolvimento e degradação dos solos.
conducentes à génese, desenvolvimento e degradação dos solos.
Conteúdos Programáticos
Teórica:
Minerais e rochas. Ciclo das Rochas e geoquímica. Química Mineral. Estabilidade mineral. Clima, relevo e
tempo. Morfogénese, sedimentogénese, meteorização e pedogénese.
Solo e a sua importância como recurso não renovável.
Perfil do solo. Caracterização e classificação dos horizontes (nomenclatura da FAO).
Granulometria e constituição do solo.
Química do sistema solo-água. Química dos minerais constituintes do solo. Reacções químicas ocorrentes
no solo. Interferência dos minerais na química da Matéria Orgânica Sólida presente no solo. Geoquímica
dos principais nutrientes e micronutrientes do solo. Ciclos biogeoquímicos.
Propriedades físico-químicas e degradação dos solos.
Classificação dos solos. Grupos de Solos de Referência. Cartas de Solos e de Capacidade de Uso do Solo.
Teórico-prática:
Observação e classificação de rochas e minerais. Descrição de perfis de solos. Determinação de
parâmetros físicos e químicos dos solos. Análise de Cartas de solos. Saídas de campo.
Minerais e rochas. Ciclo das Rochas e geoquímica. Química Mineral. Estabilidade mineral. Clima, relevo e
tempo. Morfogénese, sedimentogénese, meteorização e pedogénese.
Solo e a sua importância como recurso não renovável.
Perfil do solo. Caracterização e classificação dos horizontes (nomenclatura da FAO).
Granulometria e constituição do solo.
Química do sistema solo-água. Química dos minerais constituintes do solo. Reacções químicas ocorrentes
no solo. Interferência dos minerais na química da Matéria Orgânica Sólida presente no solo. Geoquímica
dos principais nutrientes e micronutrientes do solo. Ciclos biogeoquímicos.
Propriedades físico-químicas e degradação dos solos.
Classificação dos solos. Grupos de Solos de Referência. Cartas de Solos e de Capacidade de Uso do Solo.
Teórico-prática:
Observação e classificação de rochas e minerais. Descrição de perfis de solos. Determinação de
parâmetros físicos e químicos dos solos. Análise de Cartas de solos. Saídas de campo.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas realizam-se com recurso a data-show e métodos de e-learning (uso da plataforma
Moodle). As aulas teórico-práticas incluem exercícios diversos relativos aos temas apresentados nas
sessões teóricas, bem como trabalho laboratorial relativo à caracterização de solos.
Os projectos e/ou trabalhos são iniciados nas aulas teórico-práticas, através de pesquisa on-line sobre os
assuntos a abordar, existindo uma orientação contínua por parte dos Regentes da Unidade Curricular. Os
estudantes terão acesso a toda a bibliografia sobre a UC assim como a todos os materiais disponibilizados
(power-points, PDFs). A formação T e TP complementa-se com a atenção personalizada em aulas tutoriais,
embora o Responsável esteja sempre disponível para eventuais dúvidas e orientação.
Moodle). As aulas teórico-práticas incluem exercícios diversos relativos aos temas apresentados nas
sessões teóricas, bem como trabalho laboratorial relativo à caracterização de solos.
Os projectos e/ou trabalhos são iniciados nas aulas teórico-práticas, através de pesquisa on-line sobre os
assuntos a abordar, existindo uma orientação contínua por parte dos Regentes da Unidade Curricular. Os
estudantes terão acesso a toda a bibliografia sobre a UC assim como a todos os materiais disponibilizados
(power-points, PDFs). A formação T e TP complementa-se com a atenção personalizada em aulas tutoriais,
embora o Responsável esteja sempre disponível para eventuais dúvidas e orientação.
Avaliação
A avaliação será contínua, composta por 3 elementos, havendo classificação mínima de aprovação (9,5
escala de 20 valores) a cada componente o peso da componente teórica é de 60% e a teórico práctica:
40%.
escala de 20 valores) a cada componente o peso da componente teórica é de 60% e a teórico práctica:
40%.
Bibliografia
Butcher, S. S.; Charlson, R. J.; Orians, G. H. & Wolfe, G. V. (Eds.) (1992) Global Biogeochemical Cycles. Academic Press, 382 pages, ISBN 0-12-147685-5.
Mason, B. & Moore, C. B. (1982) Principles of Geochemistry. 4th edition, John Wiley & Sons, New York
Nyle C. Brady & Ray R. Weil (2009) - Elements of the Nature and Properties of Soils, 3rd Edition; Prentice Hall.
Costa, J. B. (2004). Caracterização e Constituição do Solo. 7ª edição. Fundação Calouste Gulbenkian, 527 pp. Schoeneberger, P.J., D.A. Wysocki, E.C. Benham, and Soil Survey Staff. (2012) - Field book for describing and sampling soils, Version 3.0. Natural Resources Conservation Service, National Soil Survey Center, Lincoln, NE
Strawn, D. G.; Bohn, H. L.& O'Connor, G. A. (2015) - Soil Chemistry, 4th Edition, Wiley-Blackwell, June 2015, 392 pages, ISBN: 978-1-118-62923-9.
WRB - World Reference Base for Soil Resources (2006).
Mason, B. & Moore, C. B. (1982) Principles of Geochemistry. 4th edition, John Wiley & Sons, New York
Nyle C. Brady & Ray R. Weil (2009) - Elements of the Nature and Properties of Soils, 3rd Edition; Prentice Hall.
Costa, J. B. (2004). Caracterização e Constituição do Solo. 7ª edição. Fundação Calouste Gulbenkian, 527 pp. Schoeneberger, P.J., D.A. Wysocki, E.C. Benham, and Soil Survey Staff. (2012) - Field book for describing and sampling soils, Version 3.0. Natural Resources Conservation Service, National Soil Survey Center, Lincoln, NE
Strawn, D. G.; Bohn, H. L.& O'Connor, G. A. (2015) - Soil Chemistry, 4th Edition, Wiley-Blackwell, June 2015, 392 pages, ISBN: 978-1-118-62923-9.
WRB - World Reference Base for Soil Resources (2006).