2025
Introdução à Dissertação, Estágio ou Projecto
Nome: Introdução à Dissertação, Estágio ou Projecto
Cód.: ERU14895M
18 ECTS
Duração: 15 semanas/504 horas
Área Científica:
Engenharia Rural, Tecnologia Agroalimentar
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: E-learning
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que o estudante elabore e apresente publicamente uma dissertação/Estágio/Projecto em Tecnologias em Agricultura de Precisão, estruturado e calendarizado, que contribua de forma inovadora e original para as competencias investigativas/técnicas/concepção do aluno. A dissertação/estágio/projecto deverá refletir capacidade de compreensão sistemática no domínio da área científica/técnica/concepção do mestrado, bem como evidenciar capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar investigação cumprindo as exigências impostas pelos
padrões de qualidade e integridade académicas. No decurso do processo ensino aprendizagem, o estudante deve adquirir capacidade de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas.
Finalmente, o estudante deverá desenvolver a maturidade suficiente para de forma competente apresentar o seu relatório final.
padrões de qualidade e integridade académicas. No decurso do processo ensino aprendizagem, o estudante deve adquirir capacidade de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas.
Finalmente, o estudante deverá desenvolver a maturidade suficiente para de forma competente apresentar o seu relatório final.
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular visam enquadrar claramente os objetivos do estudo e identificar as hipóteses de trabalho e os resultados esperados. Especificam-se em
alíneas os seguintes conteúdos programáticos:
a) revisão do estado da arte sobre o tema a trabalhar;
b) clara definição dos objetivos propostos para o trabalho a desenvolver;
c) elaboração da proposta metodológica e avaliação de meios necessários ao desenvolvimento do trabalho;
d) resultados esperados;
e) plano de contingência, de acordo com os constrangimentos esperados;
f) cronograma do trabalho a desenvolver;
g) apresentação pública, defesa e discussão do relatório final.
alíneas os seguintes conteúdos programáticos:
a) revisão do estado da arte sobre o tema a trabalhar;
b) clara definição dos objetivos propostos para o trabalho a desenvolver;
c) elaboração da proposta metodológica e avaliação de meios necessários ao desenvolvimento do trabalho;
d) resultados esperados;
e) plano de contingência, de acordo com os constrangimentos esperados;
f) cronograma do trabalho a desenvolver;
g) apresentação pública, defesa e discussão do relatório final.
Métodos de Ensino
Esta UC, pelos conteúdos e objetivos de aprendizagem propostos, privilegia um ensino dirigido, passo por passo, com uma forte componente de trabalho não presencial a ser efetuado pelo estudante. Ao estudante é solicitado um artigo de revisão sobre o tema do seu trabalho seja ele científico, técnico ou de concepção. Ao orientador/tutor caberá participar ativamente nesse esforço, guiando, discutindo e enquadrando a aprendizagem do estudante, para que desse diálogo e da dinâmica resulte a escolha do tema (dissertação/estágio/projecto) e o seu enquadramento final num relatório final que se deseja sólido, coerente e suficientemente fundamentado.
Avaliação
Avaliação continúa pela observação da participação activa em sala de aula (50%)
Aspetos a considerar: a) presença na sala de aulas; b) participação activa nas discussões existentes; c) apresentação da evolução semanal do artigo em redação; d) entregas preliminares do artigo em desenvolvimento a tempo e horas no moodle.
O artigo de revisão do estado da arte será avaliado (50%),
Aspetos a considerar: a) apresenta uma revisão do estado da arte relativamente ao tema proposto a trabalhar; b) clara definição dos objetivos propostos; c) elaboração da proposta metodológica e avaliação de meios necessários ao desenvolvimento do trabalho; d) apresentação dos resultados; e) apresenta plano de contingência, de acordo com os constrangimentos esperados; f) capacidade na apresentação pública, defesa e discussão do artigo final apresentado.
Aspetos a considerar: a) presença na sala de aulas; b) participação activa nas discussões existentes; c) apresentação da evolução semanal do artigo em redação; d) entregas preliminares do artigo em desenvolvimento a tempo e horas no moodle.
O artigo de revisão do estado da arte será avaliado (50%),
Aspetos a considerar: a) apresenta uma revisão do estado da arte relativamente ao tema proposto a trabalhar; b) clara definição dos objetivos propostos; c) elaboração da proposta metodológica e avaliação de meios necessários ao desenvolvimento do trabalho; d) apresentação dos resultados; e) apresenta plano de contingência, de acordo com os constrangimentos esperados; f) capacidade na apresentação pública, defesa e discussão do artigo final apresentado.
Bibliografia
- Freixo, M.J.V. (2013): Metodologia Científica Fundamentos, métodos e técnicas. Instituto Piaget: 231 pp
- Sousa, M.J.; Baptista, C.S. (2011): Como Fazer Investigação, Dissertações, Tese e Relatórios Segundo Bolonha Pactor: 192 pp
- Oliveira, L.A. (2011): Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia segundo Bolonha Guia de boas práticas. Lidel: 192 pp
- Montgomery, D. C. 1991. Design and Analysis of Experiments (3rd Ed.). John Wiley & Sons, New York
- Walliman, N. (2008) Your research project. Sage Publications Ltd London: 450 pp
- Sousa, M.J.; Baptista, C.S. (2011): Como Fazer Investigação, Dissertações, Tese e Relatórios Segundo Bolonha Pactor: 192 pp
- Oliveira, L.A. (2011): Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia segundo Bolonha Guia de boas práticas. Lidel: 192 pp
- Montgomery, D. C. 1991. Design and Analysis of Experiments (3rd Ed.). John Wiley & Sons, New York
- Walliman, N. (2008) Your research project. Sage Publications Ltd London: 450 pp