2023

Sociologia e Antropologia da Família

Nome: Sociologia e Antropologia da Família
Cód.: SOC13446M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta UC apresenta os fundamentos da perspectiva socio-antropológica sobre a família e discute criticamente os principais temas de debate entre família e saúde materna e obstétrica.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos
Aprofundar conhecimento sócio antropológico em torno da realidade familiar na sociedade contemporânea
aprofundar os conhecimentos sobre teoria investigação produzida pela Sociologia e Antropologia da Família contemporâneas
atualizar as perspetivas sociológicas antropológicas que enformam a investigação teórica e empírica em torno da família na contemporaneidade
atualizar conhecimentos em torno da caracterização atual e principais tendências de mudança na família contemporânea, em particular na sociedade portuguesa
analisar e refletir criticamente sobre os principais temas debates que animam discussão em torno da família na sociedade contemporânea
Competências
Demonstra conhecimentos anteriores, constituindo-se como base de desenvolvimento e/ou de aplicação em contextos múltiplos de intervenção
Integra conhecimentos que lhe permitam ajuizar sobre as situações
Evidencia capacidade de comunicar as suas conclusões quer a especialistas quer a não especialistas, de modo objetivo

Conteúdos Programáticos

I O conhecimento socio-antropológico sobre a família
1.1 Permanências e mudanças nas definições e aceções da família
1.2 Perspetivas teóricas clássicas e propostas atuais
1.3 Desafios metodológicos: condições, procedimentos e ética na pesquisa
II Famílias no Portugal contemporâneo
2.1 A formação da família: escolha do cônjuge, formas de entrada e percursos conjugais
2.2 Dinâmicas da vida conjugal: orientações normativas e tipos de conjugalidade
2.3 Dinâmicas da vida parental: a fecundidade, o lugar e as funções dos filhos na família
2.4 Dinâmicas da vida familiar: o género e a divisão do trabalho na família
2.5 Parentesco e redes sociais de apoio
III Famílias, temas & debates atuais
3.1 Novas famílias? Novas conjugalidades e parentalidades
3.2 Parentesco biológico e social: velhas e novas configurações
3.3 Famílias sem fronteiras: migrações, famílias transnacionais e adoção internacional
3.4 Famílias de escolha e relações do mesmo sexo
3.5 O lado obscuro da família: tensões e desafios

Métodos de Ensino

Método expositivo e ativo em aulas teórico-práticas semanais (1 x 2hrs), acompanhamento tutorial presencial e a distância. De acordo com o Regulamento Escolar Interno, os alunos podem optar entre avaliação contínua e avaliação por exame. Avaliação contínua: um ensaio individual (100%) Avaliação por exame: uma prova escrita com a duração de duas horas (100%).

Avaliação

De acordo com o Regulamento Escolar Interno, os alunos podem optar entre avaliação contínua e avaliação por exame. Avaliação contínua: um ensaio individual (100%) Avaliação por exame: uma prova escrita com a duração de duas horas (100%).

Bibliografia

Almeida, A. N. (Ed.) (2011). «Os nossos dias». In Mattoso, José (Dir). História da vida privada em Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores/Temas e debates.
Cordeiro, M. (2015). Crianças e Família num Portugal em Mudança. Lisboa: FFMS.
Dias, I. (2015). Sociologia da Família e do Género. Lisboa: Pactor.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA (2019). Inquérito à Fecundidade – 2019. Lisboa: INE.
Leandro, M. E. (2001). Sociologia da Família nas Sociedades Contemporâneas, Lisboa: Universidade Aberta.
Kitzinger, S. (1996) [1978]. Mães. Um estudo antropológico da maternidade, 2.ª ed. Lisboa: Editorial Presença.
Saraceno, C. & Naldini, M. (2003). Sociologia da Família, 2.ª ed. Lisboa: Editorial Estampa.
Torres, A. (Coord.) (2018). Igualdade de género ao longo da vida: Portugal no contexto europeu. Lisboa: FFMS.
Wall, K. (2005). Famílias em Portugal. Percursos, interacções, redes sociais. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.

Equipa Docente