2024

Estágio de Natureza Profissional com Relatório Final

Nome: Estágio de Natureza Profissional com Relatório Final
Cód.: ENF13447M
60 ECTS
Duração: 30 semanas/1560 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A metodologia utilizada, permite que sejam atingidos os objetivos e as competências da Unidade Curricular,, dando também resposta aos ODS.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos
- Cuidar da mulher/companheiro inseridos na família/comunidade nos períodos pré-concecional,
pré-natal, no trabalho de parto no período puerperal e no período pós-concecional, a vivenciar processos de saúde/doença.
- Adquirir conhecimentos nas vertentes teórico-práticas dos cuidados especializados com base na prática baseada na evidência científica
- Defender em provas públicas o Relatório do Estágio
Competências
- Evidencie conhecimento nas vertentes de cuidados especializados com base na evidência científica
- Demonstre capacidade de reflexão crítica sobre práticas.
- Saiba aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão e resolução de problemas em situações novas.
- Demonstre capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos.
- Demonstre capacidade de comunicar conclusões e raciocínios, a especialistas e não especialistas.
- Demonstre ter desenvolvido habilidades para aprendizagem ao longo da vida.

Conteúdos Programáticos


Os conteúdos resultam da aplicação dos conhecimentos e competências adquiridas na componente teórica, do respetivo desenvolvimento na clínica e dos contributos para a defesa pública das intervenções perante um júri de peritos.
Em contexto clínico, o estudante faz recurso aos conteúdos lecionados ao longo do curso, para que possa intervir junto da mulher/família assim como no período preconcecional, trabalho de parto, parto, pós-parto e período posconcecional,nos cuidados ao recém-nascido, diagnosticando precocemente complicações, demonstrando responsabilidade profissional, ética e legal e ainda competências de gestão e liderança.
Além dos conteúdos clínicos, o estudante é orientado individualmente para a metodologia de prática baseada na evidência científica e redação de relatório com ligação à experiência do Estágio de Natureza Profissional.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino utiliza a orientação de proximidade e o e-learning. Privilegiam-se metodologias que estimulem o desenvolvimento, assentes em trabalho de reflexão, questionamento crítico e análise, expressos na orientação tutorial pelo professor, no campo pedagógico e pelo supervisor clínico. A seleção do supervisor clinico respeita a norma em vigor na Universidade de Évora nomeadamente, a obrigatoriedade de ser detentor do titulo profissional de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. As sessões de orientação tutorial são o recurso na fase inicial, permitindo a discussão e fundamentação do projeto. Durante o Estágio, o estudante tem que realizar várias Experiências de forma a dar resposta ao preconizado na Diretiva Europeia, transposta para a Lei Portuguesa através da Lei nº 9 /2009 de 4 de março, com várias atualizações.


Avaliação

A avaliação concretiza-se com o desempenho na clinica e discussão pública do Relatório perante júri nomeado, pelo órgão legal e estatutariamente competente. A discussão do Relatório é possível quando a avaliação do Estágio de natureza profissional é positiva e no mínimo de 9,5 valores. Na nota final é atribuído o peso 2 ao campo clinico e peso 3 à nota do Relatório. O Relatório descreve na perspetiva do estudante, a aquisição de competência em SMO. No Relatório o estudante, sustenta a sua argumentação na relação entre a clinica e a evidência científica.

Bibliografia

ACOG. (2019). ACOG Committee Opinion No. 766: Approaches to Limit Intervention During Labor and Birth. Obstet Gynecol, 133(2), e164-e173. https://doi.org/10.1097/aog.0000000000003074.

Frias, A., Fernandez, I., Sousa, L., Gómez-Cantarino, S., Barros, L., Reglero, M., Aaberg, V., Caldeira, E., & Sim-Sim, M. (2021). Sexuality Attitudes and Beliefs Survey (SABS): Validation of the Instrument for the Spanish Nursing Students. Healthcare. Revista indexada em JCR (Q3. FI:1,916). http://hdl.handle.net/10174/29976.

Hong, H.;; Wang, Y., Chung, H., & Chen, C. (2020). Características clínicas da nova doença coronavírus 2019 (COVID-19) em recém-nascidos, bebês e crianças. Pediatr Neonatol. ; 61 (2): 131.

Montenegro, C. & Rezende Filho, J. (2018). Rezende Obstetrícia (14.ª Ed.). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Marinelli, A. (2020). Perspectivas internacionais sobre bancos de leite de doadores durante a pandemia do SARS-CoV-2 (COVID-19). J Hum Lact. 36 (3): 492-7.

Martins-Costa, S. (2017).