2024

Enfermagem no Parto e Puerpério

Nome: Enfermagem no Parto e Puerpério
Cód.: ENF13443M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A metodologia e os temas oferecem contributos para atingir os objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivo:
Adquirir conhecimentos sobre os cuidados à mulher/família durante o trabalho de parto (TP) e período puerperal (PP)
Competências:
Compreende o dilema obstétrico e a altricialidade da espécie, o processo do TP e nascimento em contexto institucional, o processo que rodeia o PP e os cuidados ao recém-nascido (RN) na transição para a familia
Aplica as medidas e modelos de assistência no TP normal/desvio de saúde relacionadas com complicações mecânicas e dinâmicas
Aplica modelos de assistência no PP e orientações sobre os cuidados ao RN na transição para o domicílio
Aplica conhecimentos e capacidade de compreensão na avaliação do bem-estar fetal durante o TP e transição do feto-RN e as perturbações físicas e psíquicas da mulher durante o PP
Comunica o raciocínio de planos simulados de assistência à parturiente-puérpera e nascituro e os conceitos de Estádios do TP e Puerpério de uma forma clara e sem ambiguidades
Demonstra competências de auto-aprendizagem de modo autonomo.

Conteúdos Programáticos

O Bipedismo na arquitetura reprodutora
Pelvis feminina. Nomenclatura Caldwell e Moloy. Trajeto, planos e assoalho. Canal brando interno/externo.
Conceitos Trabalho de parto (TP) e Período Puerperal (PP).
Fatores e mecanismos do TP
Estática Fetal
Movimentos cardinais
Adaptação materna e fetal ao TP
Avaliação inicial:
Interpretação do Plano de Parto
Admissão da Parturiente e convivente-significativo
Cuidados no 1º Estádio
Avaliação do progresso e bem-estar materno-fetal
Assistência no alivio da dor.
Cuidados no 2º Estádio
Técnica em apresentação cefálica e pélvica.
Cuidados no 3º Estádio
TP pré-termo e pós-termo.
Distocias mecânicas e dinâmicas.
Intervenção nas complicações durante o TP e PP
Cuidados ao RN:
Contacto precoce e alimentação.
Caraterísticas do RN normal e desvios de saúde.
Reanimação do RN.
Cuidados à díade no PP.
Educação no regresso a casa

Métodos de Ensino

As metodologias de lecionação incluem aula magistral, propostas de solução de problemas e práticas laboratoriais. É estimulado o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, assentes num trabalho de reflexão, questionamento crítico e análise contínua. A orientação tutorial individual e em grupo é também aplicada no sentido da aquisição de conhecimentos e competências. As sessões teóricas decorrem em sala de aula. As sessões práticas, referentes aos procedimentos, ocorrem em laboratório. Será assim possível que os estudantes tenham a oportunidade de antecipar, via role-playing, os cuidados a instituir em contexto real.

Avaliação

Os estudantes que optem por avaliação contínua, terão três momentos de avaliação individual com recurso à realização de duas frequências com a duração de 120 minutos cada ( 75% de ponderação) e uma prática laboratorial (25% de ponderação). Para obter aprovação à unidade curricular, o estudante, deve ter nota mínima dos três momentos de avaliação de 9,5 valores. A nota na UC será a média dos momentos de avaliação. O aluno que não realize todos os momentos de avaliação, opta automaticamente pelo regime de exame.
● Avaliação contínua através de frequências, avaliação individual de prática simulada em laboratório. O trabalho proposto aos alunos e sujeito a avaliação do qual se produzirá uma nota, é o seguinte:
Exercício A: Frequência
Exercícios B: prática simulada em laboratório.
Nota final=Exercício A=75% + Exercício B=25%
● Exames normais e de recurso conforme regulamento UÉ

Bibliografia

ACOG. (2019). ACOG Committee Opinion No. 766: Approaches to Limit Intervention During Labor and Birth. Obstet Gynecol, 133(2), e164-e173. https://doi.org/10.1097/aog.0000000000003074.
Coad, J. & Dunstall, M. (2019). Anatomy and Physiology for Midwives ( 4th ed). Edinburgh: Elsevier.
Fernandes, C. & Sá M. (2020). Febrasgo - Tratado de Ginecologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Macdonald, S., & Magill-Cuerden, J. (2017). Mayes' Midwifery (15th ed.). Edinburgh: Elsevier
Montenegro, C., & Rezende, J. (2017). Rezende. Obstetrícia Fundamental. 14ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Nené, M., Marques, R. & Batista, M. (2016). Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. Loures: Lidel

Equipa Docente (2023/2024 )