2024

Anatomofisiologia Gravídico-Puerperal

Nome: Anatomofisiologia Gravídico-Puerperal
Cód.: ENF13437M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Estimular o desenvolvimento pessoal e envolver os estudantes em novas ferramentas de ensino e aprendizagem, contribui-se, assim, de forma interativa e lúdica para atingir objetivos e competências.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:
Aprofundar conhecimentos relativamente ao Sistemas de Reprodução e Desenvolvimento do Organismo Humano
Adquirir conhecimento sobre a adaptação Anatomofisiológica à gravidez, parto, puerpério e do Recém-nascido à vida extrauterina
Competências:
●Demonstra conhecimento e compreensão do processo de reprodução e desenvolvimento do organismo humano
●Aplica os conhecimentos, identificando as principais características estruturais e funcionais dos órgãos que compõem o sistema reprodutor do organismo humano
●Explica o funcionamento dos vários órgãos/sistemas do corpo humano de forma integrada com o sistema reprodutor
●Demonstra a capacidade para lidar com questões complexas ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta
●Seja capaz de comunicar as bases morfológicas e funcionais inerentes à anatomia humana da relação e os mecanismos de adaptação à gravidez, ao parto, puerpério e do recém-nascido à vida extrauterina
●Revela competências de auto-aprendizagem.

Conteúdos Programáticos

Sistema Reprodutivo Masculino
Sistema Reprodutivo Feminino
• Ciclos hormonais e regulação hormonal pré-concecional [não gravídica]
Fertilização
Desenvolvimento embrionário e fetal
• Nidação
• Placentação
• Embriogénese
Anatomofisiologia da Gravidez, Parto e Puerpério
Fenómenos sistémicos na mulher gravida, parturiente e puérpera
• Sistema hematopoiético
• Sistema endócrino
• Sistema Cardiorrespiratório
• Sistema tegumentar
Fenómenos locais do sistema genital da mulher gravida, parturiente e puérpera
• Uterinos
o Evolução
o Contração
o Involução
• Vagino-vulvares
Transição neonatal
• Sistema Cardio-Respiratório
• Sistema Hematopoiético

Métodos de Ensino

A metodologia de lecionação inclui aula magistral, aula teórico-prática com utilização de modelos e ainda seminários e orientação de proximidade. É estimulado o desenvolvimento dos estudantes, assente em saberes declarativos [conhecimentos], saberes processuais [competências de formulação]. A aula magistral introduz os conceitos e descrição de fenómenos; a aula teórico-prática promove o contacto com estruturas orgânicas em simulação por modelos; os seminários, apresentados por peritos, procuram o aprofundamento de temas específicos.

Avaliação

Avaliação contínua através de 2 momentos individuais, na forma de frequências, a classificação final resulta da média das notas dos 2 momentos individuais. O regime de avaliação final, tanto em época normal/recurso ou especial, consta de uma prova teórica, individual a realizar de acordo com o calendário escolar.

Bibliografia

Carlson, B. (2019). Humana embryology and developmental biology 6th ed. Elsevier
Coad, J. & Dunstall, M. (2019). Anatomy and Physiology for Midwives. 4th Ed. Edinburgh: Elsevier
Cunnigham, F., Bloom, S., Hoffman, B. Dashe, J., Spong, C., Leveno, K. et al. (2020). Obstetrícia de Williams (25ª ed.). Porto Alegre: Mc Graw-Hill.
Drake, R., Vogl, A. & Mitchell, A. (2015). Gray's anatomia clínica para estudantes (3ª ed.). Rio de Janeiro: Elsevier
Ferreira, A., Furtado, A. & Neto, L.(2020). Anatomia humana: manual para estudantes. Lisboa: Prime Books, 2020. ISBN 978-989-655-333-3
Humberto M. (2018). Fisiologia Clinica. Lisboa: Lidel Edições Técnicas Lda.
Moore, K. L., Dalley, A. F., & Agur, A. M. (2018). Anatomia orientada para a clinica (8.ª ed.). Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan LTDA.
Pina, J. (2017). Anatomia Humana dos Orgãos (2ª ed.). Lisboa: Lidel.
Tortora, G. J., & Derrickson, B. H. (2016). Princípios de anatomia e fisiologia (14.ª ed.). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. LTDA

Equipa Docente (2023/2024 )