2024

Metodologia de Investigação Qualitativa

Nome: Metodologia de Investigação Qualitativa
Cód.: ENF14650M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

É uma UC que pretende capacitar os estudantes em pesquisa de natureza qualitativa na interpretação dos fenómenos naturais relacionados com a pessoa e a psicomotricidade.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

São objetivos de aprendizagem
1) Conhecer o contributo dos dados qualitativos na área de conhecimento
2) Compreender a aplicação dos estudos qualitativos na área de conhecimento
3) Desenvolver e comunicar desenhos de soluções qualitativos projetos/estudos/problemas
4) Atingir desenvolvimento para autoaprendizagem na realização de projetos/estudos/problemas

Conteúdos Programáticos

1) Introdução à metodologia qualitativa
1.1 Origem e enquadramento da metodologia qualitativa,
1.2 Paradigma qualitativo: Etnografia, Fenomenologia, Grounded Theory, Estudo de caso e Biografia,
1.3 Conceito de triangulação,
1.4 Questões éticas na metodologia qualitativa.
2) Processo de investigação qualitativa
2.1 Identificação do problema e formulação de questões,
2.2 Instrumentos de colheita de dados: Observação participante e Entrevista; focus grupo, histórias de vida; narrativas; análise documental/audiovisual,
2.3 Processos de codificação de dados,
2.4 Análise e interpretação dos dados: Análise de conteúdo; análise de discurso, Análise hermenêutica,
2.5 Programas auxiliares na análise, potencialidades e limitações, o exemplo do ALCESTE, do NVIVO e do WEBQDA.
3) Apresentação e divulgação dos dados – Redação

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão no terceiro semestre. Nas aulas teóricas recorrer-se-á mais ao método expositivo, apelando sempre para exemplos concretos. Nas aulas teórico-práticas serão efectuadas diversas atividades de aplicação dos conceitos teóricos da unidade curricular, será solicitado aos estudantes trabalhos práticos de análise de artigos de forma a permitir que estes identifiquem os pressupostos deste tipo de pesquisa. Pretendendo-se também desenvolver o conhecimento do uso de software de análise de dados em investigação qualitativa serão executados diversos exercícios práticos.

A avaliação final da unidade curricular será feita através de:
- Participação nas aulas com realização dos exercícios práticos solicitados 10% da avaliação total
- Trabalho escrito de natureza individual 90% da avaliação total

A avaliação por Exame será realizada através de prova escrita

Bibliografia

American Psychological Association. (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). https://doi.org/10.1037/0000165-000

Creswell, Jhn W. (2010). Projeto de pesquisa, métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ªedição. Porto
Alegre. Artmed

Flick, U. (2009). Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3ªedição. Bookman. ISBN: 9788536317113

Bardin, L. (2009). Análise de Conteúdo. Lisboa. Portugal: Edições 70

Vilelas, José. (2017). Investigação Processo de Construção do Conhecimento. Edições Sílabo. 2ªedição. ISBN:978-972-618-901-5