2024

Psicomotricidade e Funções Neuropsicológicas

Nome: Psicomotricidade e Funções Neuropsicológicas
Cód.: DES12066M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta UC é oferecida no 1º ano do mestrado em Psicomotricidade. É uma UC centrada nas relações cérebro-mente-corpo-motricidade, utilizando como suporte o conhecimento da área das neurociências.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos conheçam/entendam:
-as relações entre a psicomotricidade e a neuropsicologia ao longo do ciclo de vida.
-as principais relações cérebro-mente-corpo-motricidade; embodiment.
-as principais funções neuropsicológicas e o papel da psicomotricidade no seu desenvolvimento e reabilitação (em caso de deficit).

Pretende-se, ainda, que que os alunos adquiram as seguintes competências:
-sejam capazes de orientar a sua intervenção prática tomando em consideração os principais modelos de organização neuropsicológica e os principais constructos neuropsicológicos.
-sejam capazes de avaliar em contexto profissional, diversos constructos/funções fundamentais para o psicomotricista, incluindo interocetividade, consciência corporal e regulação emocional.

Conteúdos Programáticos

1.Bases evolucionistas e neuropsicológicas da psicomotricidade
2.Modelos neuropsicológicos da psicomotricidade: pioneiros e novos contributos
3.Estudo das relações cérebro-mente-corpo-motricidade; embodiment
4.Neurónios espelho, empatia e compaixão
5.Corpo e emoção – inter-relações
6.Experiência corporal e interoceptividade nas perturbações alimentares
7.Funções executivas e controlo/regulação emocional
8.Imagética e prática mental em reabilitação
9.Intervenções mente-corpo no envelhecimento
10.Self/experiência corporal na esquizofrenia
11.Self/experiência corporal nas vítimas de trauma
12.Intervenção psicomotora baseada no conhecimento atual das neurociências
13.Métodos de avaliação dos principais constructos estudados

Métodos de Ensino

As aulas incluem momentos de exposição de informação técnica e científica, intercalados com momentos de análise, debate e de aplicação dos conhecimentos. Serão utilizados filmes, animações e aplicações digitais para suporte da lecionação dos conteúdos e as atividades de aplicação/análise incluem fichas de trabalho, grupos de discussão, métodos de avaliação de funções neuropsicológicas e realização de tarefas práticas sobre os constructos estudados. As aulas presenciais estão cuidadosamente alinhadas com os recursos disponibilizados no moodle (vídeos, animações, textos diversos, páginas de Internet, etc) de modo a promover a autonomia dos alunos e a sua aprendizagem assíncrona. A avaliação contínua incluirá a realização de dois trabalhos sobre os conteúdos da UC. Um dos trabalhos (50%) será apresentado e discutido na aula; o outro trabalho (50%) será uma revisão de literatura. A avaliação em época final será realizada sobre a forma de um exame (parte escrita, 50%; parte oral, 50%)

Bibliografia

-Damásio, A. (2010). O livro da consciência: a construção do cérebro consciente. Temas e Debates.
-Gallagher, S. (2006). How the Body Shapes the Mind. Oxford Press.
-Marmeleira, J., & Duarte Santos, G. (2019). Do not neglect the body and action: the emergence of embodiment approaches to understanding human development. Perceptual and motor skills, 126(3), 410-445.doi:10.1177/0031512519834389
-Marmeleira, J. & Veiga, G. (2018). Interocetividade e consciência corporal na resposta ao stress. In Candeias, A., Portelada, A., Vaz Velho, C., Galindo, E., Pires, E., Borralho, L., Grácio, L., Costa, N., Reschke, K, & Witruk, E. (Eds).Multiple aproaches to the study and intervention in stress. Proceedings of the International Seminar. Évora, Portugal
-Van der Kolk, B. (2014). The body keeps the score: Mind, brain and body in the transformation of trauma. Penguin UK.

Equipa Docente (2023/2024 )