2024

Turismo Cultural e Paisagístico

Nome: Turismo Cultural e Paisagístico
Cód.: SOC11503M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Turismo

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

O objectivo principal é proporcionar aos mestrandos conhecimentos em domínios temáticos fundamentais na área do turismo cultural e paisagístico

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

. Refletir sobre as questões epistemológicas do turismo cultural e paisagístico
. Analisar a importância do turismo cultural e paisagístico em cidades património mundial, cidades históricas, cidades capitais, vilas e aldeias históricas;
. Facultar aos mestrandos estudos sobre as tipologias, motivações e experiências do turista cultural;
. Fornecer instrumentos metodológicos para o planeamento de produtos culturais e paisagísticos;
. Dotar os mestrandos com instrumentos teórico-práticos para desenvolverem metodologias de investigação em turismo cultural e paisagístico.

Conteúdos Programáticos

1-Turismo , Cultura e Paisagem: que relação?
2- Turismo Cultural: questões epistemológicas
2.1-Globalização, Autenticidade e Identidade Cultural
2.2- Turista Cultural: tipologias, motivações e dimensões da experiência
3-Paisagens Culturais e Turismo
3.1-Território, Espaço e Cultura
4- Destinos Culturais e Paisagísticos
4.1- Cidades e Vilas Históricas
4.2- Cidades Património Mundial
4.3- Cidades Industriais
5- Produtos Culturais e Paisagísticos
5.1-Turismo culinário e gastronómico
5.2- Turismo Literários
5.3-Enoturismo
5.4- Planeamento de Produtos Culturais e Paisagísticos
6- Tendências e Perspetivas de Investigação em Turismo Cultural e Paisagístico

Métodos de Ensino

As matérias a lecionar serão abordadas nas aulas teórico-práticas, não só utilizando os métodos expositivo e de explicação para transmissão dos conhecimentos essenciais, mas também fomentando o debate, a reflexão e a realização de trabalhos práticos sobre os conteúdos programáticos. A Região Alentejo servirá de laboratório experimental para a política e desenvolvimento de produtos culturais e paisagísticos. A realização de visitas de estudo vai permitir aos mestrandos contactar com diferentes realidades e consolidar os conhecimentos apreendidos no espaço de aula. Para além do acompanhamento presencial, também será utilizada a plataforma Moodle como meio de comunicação. Avaliação Contínua: Um paper (40%); projecto (60%). Exame normal: paper (40%); projecto (35%); Teste de Avaliação (25%). Recurso: Paper (40%); projecto (35%); Teste de Avaliação (25%).

Bibliografia

-Cros, H. & McKercher, B. (2020). Cultural Tourism. New York: Routledge.
-Girard, L. & Nijkamp, P. (2016). Cultural Tourism and Sustainable Local Development. New York:Routlege
-Greer, C. et al (2016). Landscape, Tourism, and Meaning. New York:Routlege
-Pennings, M. & Carson, S. (2017). Performing Cultural Tourism Communities, Tourists and Creative Practices.New York:Routlege
-RAJ, Razaq et al (2013) Cultural Tourism. Wallingford. Cabi International
-Reeh, T. & Kreisel (2019). Tourism Research and Landscape Interpretation.Universitätsverlag Göttingen
-RICHARDS, G. e MUNSTERS, W. (2010). Cultural tourism research methods. Wallingford: Cab International
-RICHARDS, G. (2021). Rethinking Cultural Tourism. London: Edward Elgar Publishing
-SMITH, M. e RICHARDS, G. (2013) The Routledge Handbook of Cultural Tourism. New York: Routledge

Nota: serão facultados artigos científicos sobre as diversas temáticas

Equipa Docente (2023/2024 )