2024

Literatura Comparada III

Nome: Literatura Comparada III
Cód.: LLT11255M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Partindo da representação da cidade no romance, a unidade curricular de Literatura Comparada III tem como objetivo principal desenvolver uma competência literária comparatista que assenta na capacidade de relacionar, de cruzar vários produtos literários, estéticos e culturais.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Fomentar uma competência literária comparatista;
- Sensibilizar para a funcionalidade estética de literaturas e culturas;
- Estimular o espírito crítico e promover a investigação;
- Desenvolver as competências de leitura crítica e comparatista em alguns romances,
incidindo nos seus processos dominantes;
- Proporcionar aos estudantes os conhecimentos teóricos e estilísticos fundamentais.
- Desenvolver as competências científicas necessárias à investigação autónoma.

Conteúdos Programáticos

Olhares Cruzados sobre a cidade

1. Representações literárias da cidade;
2. A cidade real e a cidade imaginária;
3. Geografia da cidade (viagem; errância; deambulação e mapas);
4. Itinerários Humanos.

Corpus a definir anualmente (Seleção de algumas obras em língua original ou na sua tradução).

Métodos de Ensino

- Sessões com aulas teóricas e práticas;
- Exposição seguida de debate;
- Reflexão e análise de textos literários com base em textos teóricos e críticos;
- Trabalho autónomo de investigação individual orientado pelo docente com a apresentação e discussão de um plano.

Avaliação: De acordo com o estipulado no Regulamento Académico da Universidade de Évora e no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos – Critérios definidos pelo Departamento de Linguística e Literaturas.

Os alunos podem escolher entre a Avaliação contínua ou por exame.
I - Avaliação Contínua:
Trabalho final escrito: 50%. Apresentação oral: 40%.
Participação nas aulas: 10%.

II - Avaliação por Exame:
O regime de exame (épocas normal, recurso, especial e extraordinária) consistirá na realização
de uma prova escrita, à qual será atribuída percentagem de 100%.
Realizarão uma prova oral os alunos que obtiverem nota entre 8 e 9,4 na prova escrita.

Bibliografia

BAKHTINE, M. (1978). Esthétique et Théorie du Roman. Paris: Seuil.
BRUNEL, Pierre e Yves Chevrel (Org.).Précis de Littérature Comparée (2004). Compêndio de Literatura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
MADOEUF, Anna. (2012). Lire Les Villes. Panorama du Monde Urbain Contemporain. Paris, PUF François Rabelais, Coll. «villes et territoires».
CABRAL, M. (Dir.) et alii (2020). Lire Les Villes, Paris, Le Manuscrit, Coll. «Exotopie».
FONKOUA, Romuald-Blaise (Hrsg.). (1995). Écritures des villes (actes du séminaire du Centre de Recherche). Cergy-Pontoise: Université de Cergy-Pontoise.
LOUPIAC, Claude. (2005). La ville entre représentations et réalité. CNDP.
PIKE, B. (1981). The image of the city in modern literature. Princeton.
ROUDAUT, Jean (1990). Les villes imaginaires dans la littérature française: les douze portes. Paris: Hatier.
SANSOT, Pierre (1972). Poétique de la ville, Con. d’Esthétique. n° 8. Paris: Klincksieck.