2024

Literatura Comparada I

Nome: Literatura Comparada I
Cód.: LLT11241M
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Literatura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Fomentar uma competência literária comparatista;
- Sensibilizar para a funcionalidade estética de literaturas e culturas;
- Estimular o espírito crítico e promover a investigação;
- Desenvolver as competências de leitura crítica e comparatista em alguns romances,
incidindo nos seus processos dominantes;
- Proporcionar aos estudantes os conhecimentos teóricos e estilísticos fundamentais.

Conteúdos Programáticos

Corpus de Autores: Miguel Cervantes; Ítalo Calvino; José Saramago; Mia Couto; Luís Sepúlveda, Machado de Assis; Philippe Sollers.

A Representação do leitor e da leitura no romance

1. (Re)escrita e (re)leitura irónica;
2. O leitor e a oralidade: a recuperação, (re)construção/(re)escrita da oralidade;
3. A leitura em voz alta e a utilização diferenciada das convenções da pontuação;
4. Oralidade e Alteridade;
5. A figura do narrador-contador de histórias e do leitor-ouvinte.

Métodos de Ensino

- Seminário com aulas teóricas e práticas;
- Comentários escritos em sala de aula;
- Fichas de leitura;
- Análise de textos literários;
- Apresentações orais individuais.
Avaliação:
A avaliação será efectuada de acordo com o Regulamento Escolar Interno da Universidade de Évora.
Os alunos podem escolher entre a Avaliação contínua ou por exame.
I - Avaliação Contínua:
Trabalho final escrito: 50%. Apresentação oral: 40%.
Participação nas aulas: 10%.
II - Avaliação por Exame:
Exame Final: 1 Prova Escrita: 100%
Exame de Recurso: 1 Prova Escrita: 100%

Bibliografia

BAKHTINE, M. (1970). La Poétique de Dostoïevski. Paris: Seuil.
BENJAMIN, W. (1992). "O Narrador-Reflexões sobre a Obra de Nikolai Lesskov" in Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio d'Água.
BIRCH, C. (1996), "Who Says? The Storyteller as Narrator" in Who Says? - Essays on Pivotal Issues in Contemporary Storytelling. USA: ed. Carol L. Birch & Melissa A. Heckler. pp.106-128.
BLOOM, H. (2000). How to Read and Why. New York:Scribner.
BUESCU, H. C., J.Ferreira Duarte e M. Gusmão (org.) (2001), Floresta Encantada. Novos
caminhos da Literatura Comparada. Lisboa: Dom Quixote.
CALINESCU, M. (1993). Rereading, London. Yale University Press.
HUTCHEON, L. (1994). Irony's Edge-The Theory and Politics of Irony. London:NY- Routledge.
JUBILADO, Maria Odete Santos:
(2000). Saramago e Sollers: Uma (Re)escrita Irónica? Lisboa: Vega.
(2010). Olhares Cruzados: A Problemática da Leitura em José Saramago e Philippe Sollers, Lisboa: Nova Vega.

Equipa Docente (2023/2024 )