2025

Tafonomia e Paleoecologia

Nome: Tafonomia e Paleoecologia
Cód.: GEO10333M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/162 horas
Área Científica: Geologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Proporcionar formação básica sobre tafonomia (biostratinomia e diagénese de fósseis) e o significado dos


estudos da preservação do registo fóssil como informação prévia para análises paleoecológicas. Análise da


paleoecologia como ferramenta fundamental para reconstituições paleoambientais. Avaliação do impacto das


mudanças globais nos ecossistemas do passado.

Conteúdos Programáticos

Teóricas:


Tafonomia. Composição das partes esqueléticas.


Biostratinomia. Questionários de campo. Conjuntos e associações de fósseis.


Diagénese de fósseis. Processos destructivos.


Retroalimentação tafonómica. Mistura de gerações. Tafofácies.


Paleoecologia. Diversidade, equitabilidade, dominância. Extinções maciças.


Estructuras tróficas nos ecossistemas.


Relações organismo-sedimento. Bioturbação e bioerosão. Neoicnologia e paleoicnologia. Bionomia bentónica.


Ecossistemas de faunas excepcionalmente preservadas


Ecobiostratigrafia.


Isotopos estáveis em estudos paleoecológicos.


Práticas:


Análise de preservaçãoo, transporte e destruição.


Tafonomia de laboratório.


Indíces de diversidade, equitabilidade e dominância


Tipos de bioturbação e bioerosão, avaliação de paleoambientes.


Interpretação paleoambiental de perfis de isótopos estáveis de C e de O em moluscos.


Aplicação de questionários tafonómicos em concentrações de conchas do Miocénico Superior marinho da região de Lisboa.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas


Aulas práticas de análise e discussão de estudos de caso apresentados.


Trabalho de campo


As metodologias utilizadas promovem o envolvimento permanente dos alunos no desenvolvimento dos


conteúdos programáticos e procuram acompanhar a aprendizagem dos aspectos gerais relacionados com a Tafonomia e a Paleoecologia.

Avaliação

Avaliação continua através da apresentação discussão de relatórios e/ou temas para debate (50%); Testes


escritos (50%)

Bibliografia

Allison, P. P. & Briggs, D.E.G. (Eds.) (1991): Taphonomy, 574p. Plenum, New York


Brenchley, P.J. & Harper, D.A.T. (1998): Palaeoecology: Ecosystems, environments and evolution. Chapman & Hall Ed.402p, London


Briggs, D.E.G. & Crowter, P.R. (1992): Palaeobiology. A synthesis. Blackwell Ed., 583p, Oxford


Bromley, R.G. (1990): Trace fossils. Unwin Hyman Ed, 280p. London


Tevesz, M.J.S. & Mc Call, P.L. (Eds.) (1983): biotic interactions in recent and fossil benthic communities, 837p. Plenum, New York

Equipa Docente (2024/2025 )

  • [responsável]