2024

Arqueozoologia e Arqueobotânica

Nome: Arqueozoologia e Arqueobotânica
Cód.: GEO10336M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/162 horas
Área Científica: Geologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Familiarização dos estudantes com a natureza e características dos materiais faunísticos e florísticos que ocorrem em estações arqueológicas e compreensão da sua importância do seu estudo no âmbito da reconstituição do funcionamento das respectivas comunidades e no da reconstituição das características do ambiente envolvente.


Noção de ecofacto. Manipulação dos diversos tipos de materiais arqueozoológicos (restos de vertebrados e malacofauna) e aquisição dos rudimentos das técnicas conducentes ao seu estudo: a determinação específica dos restos, análise macroscópica e microscópica. Integração dos resultados das análises arqeozoológicas e arqueoflorísticas no âmbito dos estudos arqueológicos: a importância da transdiciplinaridade no discursoarqueológico.

Conteúdos Programáticos

O que é a Arqueozoologia. Faunas selvagens e domésticas em estações arqueológicas. Métodos de escavação, de recuperação e de conservação. Significados cultural, económico e social das associações faunísticas em contextos arqueológicos, do Paleolítico Inferior à Idade Contemporânea. Incidências paleoecológicas. Osteometria e domesticação. Estudo de casos. Morfologia das plantas superiores, folhas, caules, sementes, esporos e pólenes. Métodos de estudo e de preparação. Antracologia. Dendrocronologia.


As plantas e os climas. Fitoecologia e fitossociologia. Principais biomas das plantas. Evolução da vegetação durante o Cenozóico; a vegetação do Quaternário europeu. Vegetação actual em Portugal.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas, com uso de projecções.


Aulas práticas.


As metodologias utilizadas promovem o envolvimento permanente dos alunos no desenvolvimento dos conteúdos programáticos e procuram acompanhar a aprendizagem dos aspectos gerais relacionados com a Unidade Curricular.

Avaliação

Avaliação continua, com apresentação de relatórios.

Bibliografia

Barrón, E., Rivas-Carballo, R., Postigo-Mijarra, J., Alcalde-Olivares, C., Vieira, M., Castro, L., Pais, J., Valle- Hernández, M. (2010) The Cenozoic vegetation of the Iberian Peninsula. A synthesis. Rev. Palaeob. Palynology, 162: 382-402 .


Cardoso, J. L. (2007) A Arqueozoologia em Portugal: passado, presente e futuro. O Arque. Português. Série IV, 25: 110-119.


González-Sampériz, P., Leroy, S., Carrión J., S Fernández, S., García-Antón, M., Gil-García, M., Uzquiano, P., Valero-Garcés, B., Figueiral, I. (2010) - Steppes, savannahs, forests and phytodiversity reservoirs during the Pleistocene in the Iberian Peninsula. Rev.Palaeob. Palynol., 162: 427–457.


Mijarra, J., Morla, C. , Barron, E., Morales-Molino, C., García, S. (2010) Patterns of extinction and persistence of Arctotertiary flora in Iberia during the Quaternary. Rev.Palaeob. Palynol., 162: 416-426.


Pearsall, D. (2000) Paleoethnobotany. A handbook of procedures. Acad. Press, 700 p.