Paleontologia

Mestrado

Ano Letivo 2024/2025

Paleontologia

Apresentação

A Universidade de Évora (UÉ) e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL) têm-se afirmado, desde sempre, pela sua capacidade para o ensino e a investigação em diversas áreas das Ciências da Terra e da Vida. No sentido de aproveitar conhecimentos, valências e instalações laboratoriais, de forma sinérgica e otimizando o número e qualidade de docentes e discentes, a UÉ e a FCT/UNL associaram-se e apresentam um segundo ciclo de Paleontologia, que já vai na sua 9ª edição. O principal objetivo deste Mestrado é promover um conjunto de ensinamentos coeso, com valor de empregabilidade e que atue como proteção e valorização socioeconómica do património paleontológico. Pretende-se igualmente criar um espaço para se desempenharem atividades técnicas de classificação e gestão do meio natural, particularmente do Paleontológico, da responsabilidade de entidades públicas. Este mestrado preenche uma lacuna, em termos de oferta nacional nesta área de formação.
Curso em Associação/Instituições Parceiras:
  • Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologias
Unidade Orgânica: Escola de Ciências e Tecnologia
Duração: 4 Semestres/120 ECTS (48 obrigatórios e 12 optativos em UCS)
Língua: Português, Inglês
Regime: Presencial
Áreas CNAEF:
  • Ciências da terra (443)

Saídas Profissionais

Museus, Geoparques, Investigação, Profissão liberal, Empresas do Sector Energético (Petróleo, Gás Natural e Carvão), Empresas de Consultadoria, Autarquias, Associações de Municípios, Áreas Protegidas e Departamentos Governamentais. Trata-se de um Mestrado reconhecido pelo Ministério da Educação para efeitos da aplicação do Artigo 54º do Estatuto da Carreira Docente (DL nº 270/2009 de 30 de setembro), regulamentado pela portaria nº 344/2008 de 30 de abril, aos grupos de recrutamento 230 e 520 do 2º ciclo e 3º ciclo de Ensino Básico.

Condições Específicas de Acesso

Podem candidatar-se a este mestrado: Titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal de cursos de Biologia, Geologia, Ciências e Engenharia do Ambiente, Engenharia Geológica, Arqueologia, Geografia, Ensino de Biologia e Geologia ou outras áreas afins; Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau licenciado pelo Conselho Científico da ECT da UE ou pelo Conselho Científico do FCT/UNL; Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da ECT da UE ou pelo Conselho Científico da FCT/UNL.

Vias de Acesso e Candidaturas

Propinas

Valor Anual das Propinas

1500.00 €

Comissão de Curso

Queres uma experiência académica noutra instituição de ensino superior nacional ou internacional?

Conhece os programas, as instituições parceiras onde podes fazer um período de mobilidade.

Horários

Informação não disponível.

Documentos

Contactos

Diretor: Carlos Alexandre da Silva Ribeiro [cribeiro@uevora.pt]

Gestor Académico: Maria João Doutor Zorro
Serviços Académicos (atendimento on-line): SAC.ONLINE

Outras Informações