2024

Literacias Múltiplas

Nome: Literacias Múltiplas
Cód.: PED11188M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A. Compreender a literacia (crítica) enquanto conjunto de práticas sociais complexas e diversificadas necessárias para uma cidadania plena;
B. Compreender a necessidade de desenvolver competências gerais para ler/interpretar em múltiplos suportes;
C. Desenvolver uma perspetiva integrada da literacia verbal, visual e matemática, em estreita articulação com o conhecimento e manipulação de múltiplos suportes;
D. Compreender as multiliteracias como conjunto de práticas indutoras de criatividade e de espírito crítico;
E. Refletir sobre os desafios de natureza ética levantados pelas novas realidades e novos suportes.

Conteúdos Programáticos

A. Literacia/literacia crítica/multiliteracia
B. Literacia de leitura, visual, e matemática.
C. Recursos para a leitura da realidade/textos diversos (escritos/orais/visuais/outros): 1) acesso ao(s) código(s); 2) participação na construção de sentidos; 3) utilização funcional de textos; 4) analisar criticamente e transformar os textos;
D. Estratégias indutoras de práticas de literacia: literacia verbal/literacia da informação/literacia auditiva e oral/literacia visual.
E. Multiliteracias, media e ciberespaço;
F. Multiliteracias e Educação: criatividade, pensamento crítico e ética.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino-aprendizagem serão diversas: abordagem mais conceptual e teórica dos quadros de análise e campos de estudo; Dinâmicas de grupo a partir dos textos culturais; análise de casos concretos e sua discussão do ponto de vista das diferentes literacias envolvidas (verbal, visual, matemática). No que se refere à avaliação, optaremos pela elaboração de um portefólio que, respeitando a lógica transversal da unidade curricular, dos seus objetivos, conteúdos e metodologias, possa envolver os diferentes tipos de literacia em questão.

Bibliografia

Doloughan, F. (2011). Contemporary Narrative. Textual production, multimodality and multiliteracies. London: Continuum.
Duncum P. (2004) ?Visual Culture isn`t Just Visual: Multiliteracy, Multimodality and Meaning?, em Studies in Art Education Journal, v. 45, n. 3, Spring 2004, p. 252-264.
Metcalfe, J., Simpson, D., Todd, I. & Toyn, M. (2013). Thinking Through New Literacies for Primary and Early Years. London: Sage.
Rose G. (2011) Visual Methodologies: An introduction to Researching with Visual Materials. London: Sage.
Sardelich M. (2006) ?Leitura de Imagem, Cultura Visual e Prática Educativa?, em Cadernos de Pesquisa, v. 36, n.128, maio/ago. P. 451-472.
Reder, S. & Bynner, J. (2009). Tracking Adult Literacy and Numeracy Skills: Findings from Longitudinal Research. NY: Routledge.
Tett, L., Hamilton, M., & Hillier, Y. (2006). Adult Literacy, Numeracy And Language: Policy, Practice And Research. Berkshyre: McGraw-Hill.