2025
Educação para a Saúde
Nome: Educação para a Saúde
Cód.: PED11186M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Explicar os conceitos de promoção da saúde e de educação para a saúde no mundo em que vivemos
- Conhecer o modelo ABC
- Compreender o modelo da potenciação na educação para a saúde
- Selecionar métodos e procedimentos em educação para a saúde
- Selecionar teorias e modelos com aplicabilidade em educação para a saúde que melhor se adaptam ao problema
- Conhecer a temática da prevenção e do controlo do tabagismo.
- Adquirir práticas de primeiros socorros em meio escolar
- Planificar uma intervenção em educação para a saúde
- Conhecer o modelo ABC
- Compreender o modelo da potenciação na educação para a saúde
- Selecionar métodos e procedimentos em educação para a saúde
- Selecionar teorias e modelos com aplicabilidade em educação para a saúde que melhor se adaptam ao problema
- Conhecer a temática da prevenção e do controlo do tabagismo.
- Adquirir práticas de primeiros socorros em meio escolar
- Planificar uma intervenção em educação para a saúde
Conteúdos Programáticos
- Educação e saúde.
- Fatores que determinam o nível de saúde-doença no mundo atual.
- Paradigmas da promoção da saúde.
- Meio ambiente e saúde.
- Promoção e educação para a saúde.
- Campos emergentes em educação para a saúde.
- A saúde nas sociedades pós-transacionais no século XXI.
- Vida saudável e evolução da incapacidade.
- O modelo ABC e o modelo da potenciação em educação para a saúde
- Teorias e modelos em educação para a saúde.
- Perceção dos riscos e comunicação da prevenção.
- O trabalho em grupo e o desenvolvimento de comportamentos preventivos.
- Hábitos de risco e prevenção: Prevenção das doenças do nosso tempo com uma alimentação saudável; Corpo e saúde:
determinantes e implicações da insatisfação corporal; Prevenção e promoção da saúde mental; A neurociência como ponto de encontro para a prevenção e o tratamento da adição; Doenças transmissíveis; A escola e alguns problemas de saúde na infância; Riscos, acidentalidade e lesões.
- Fatores que determinam o nível de saúde-doença no mundo atual.
- Paradigmas da promoção da saúde.
- Meio ambiente e saúde.
- Promoção e educação para a saúde.
- Campos emergentes em educação para a saúde.
- A saúde nas sociedades pós-transacionais no século XXI.
- Vida saudável e evolução da incapacidade.
- O modelo ABC e o modelo da potenciação em educação para a saúde
- Teorias e modelos em educação para a saúde.
- Perceção dos riscos e comunicação da prevenção.
- O trabalho em grupo e o desenvolvimento de comportamentos preventivos.
- Hábitos de risco e prevenção: Prevenção das doenças do nosso tempo com uma alimentação saudável; Corpo e saúde:
determinantes e implicações da insatisfação corporal; Prevenção e promoção da saúde mental; A neurociência como ponto de encontro para a prevenção e o tratamento da adição; Doenças transmissíveis; A escola e alguns problemas de saúde na infância; Riscos, acidentalidade e lesões.
Métodos de Ensino
Adotam-se metodologias de características cognitivistas, particularmente ao nível da estruturação do conhecimento, da consciência de si mesmo e da autorregulação da cognição e das estratégias de perícia. As aulas de apresentação de informação seguem os modelos de processamento de informação. As aulas práticas implicam a realização de trabalhos de pesquisa autónoma sobre temas de educação para a saúde sorteados. As pesquisas são apresentadas e avalia-se o conteúdo, a comunicação e os recursos produzidos. Ao nível dos primeiros socorros, a aquisição de competências faz-se por observação e treino. As aprendizagens são avaliadas por intermédio de vários instrumentos: uma prova escrita; um trabalho de pesquisa, desempenhos práticos de primeiros socorros e intervenção comunitária em prevenção do tabagismo. A nota final encontra-se da seguinte forma: (0,5 x prova escrita) + [0,5 x (0,2 x pesquisa autónoma) + (0,5 x intervenção comunitária) + (0,3 x
Bibliografia
BONITO, J. (Coord.) (2009) ? Educação para a saúde no século XXI. Teorias, modelos e práticas, Évora, Universidade de Évora.
COSTA, M. e LÓPEZ, E. (2008) ? Educación para la salud. Guía práctica para promover estilos de vida saludables, Madrid, Ediciones Pirámide.
FERREIRA-BORGES, C. e FILHO, H. C. (2004c) ? Usos, abusos e dependências. Tabagismo, Lisboa, Climepsi Editores.
FILHO, H. C., FERREIRA-BORGES e FRASQUILO, M. A. (2008). Organização das Intervenções Preventivas. Gestão de Problemas de Saúde em Meio Escolar, Lisboa, Coisas de ler Edições.
LAVERACK, G. (2008) ? Promoção de saúde. Poder e empoderamento, Loures, Lusodidáctica.
LOUREIRO, I., & MIRANDA, N. (2010). Promover a saúde. Dos fundamentos à acção. Coimbra: Livraria Almedina.
PEREA, R. (2004) ? Educación para la salud, Madrid, Diaz de Santos.
PEREA, R. (Dir.) (2009) ? Promoción y educación para la salud, Madrid, Díaz de Santos.
COSTA, M. e LÓPEZ, E. (2008) ? Educación para la salud. Guía práctica para promover estilos de vida saludables, Madrid, Ediciones Pirámide.
FERREIRA-BORGES, C. e FILHO, H. C. (2004c) ? Usos, abusos e dependências. Tabagismo, Lisboa, Climepsi Editores.
FILHO, H. C., FERREIRA-BORGES e FRASQUILO, M. A. (2008). Organização das Intervenções Preventivas. Gestão de Problemas de Saúde em Meio Escolar, Lisboa, Coisas de ler Edições.
LAVERACK, G. (2008) ? Promoção de saúde. Poder e empoderamento, Loures, Lusodidáctica.
LOUREIRO, I., & MIRANDA, N. (2010). Promover a saúde. Dos fundamentos à acção. Coimbra: Livraria Almedina.
PEREA, R. (2004) ? Educación para la salud, Madrid, Diaz de Santos.
PEREA, R. (Dir.) (2009) ? Promoción y educación para la salud, Madrid, Díaz de Santos.
Equipa Docente (2023/2024 )
- Jorge Manuel Rodrigues Bonito [responsável]
- Jorge Manuel Rodrigues Bonito [responsável]