2025
Área de Docência II
Nome: Área de Docência II
Cód.: MUS14572M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Aprofundar o desempenho composicional (Composição) e artístico, a solo e em grupo (Interpretação/Jazz).
Desenvolver noções de adequação estilística e práticas interpretativas na AD.
Aprofundar noções de ergonomia e prevenção de lesões aplicadas à AD.
Conhecer materiais didáticos na AD, adequados ao nível do 5º ao 9º ano do ensino básico (1º ao 5º grau) na respetiva área de especialização.
Refletir sobre as valências pedagógicas do repertório dos programas de Instrumento/Composição/Jazz em vigor no ensino artístico especializado de Música em Portugal, ao nível do 5º ao 9º ano do ensino básico (1º ao 5º grau).
Dominar, do ponto de vista analítico e/ou técnico-interpretativo instrumental/vocal, obras/práticas musicais específicas da área de especialização do estudante aplicável ao nível do 5º ao 9º ano do ensino básico (1º ao 5º grau).
Dominar estratégias pedagógicas adaptadas à abordagem dos parâmetros musicais harmonia e timbre em contexto de ensino-aprendizagem.
Desenvolver noções de adequação estilística e práticas interpretativas na AD.
Aprofundar noções de ergonomia e prevenção de lesões aplicadas à AD.
Conhecer materiais didáticos na AD, adequados ao nível do 5º ao 9º ano do ensino básico (1º ao 5º grau) na respetiva área de especialização.
Refletir sobre as valências pedagógicas do repertório dos programas de Instrumento/Composição/Jazz em vigor no ensino artístico especializado de Música em Portugal, ao nível do 5º ao 9º ano do ensino básico (1º ao 5º grau).
Dominar, do ponto de vista analítico e/ou técnico-interpretativo instrumental/vocal, obras/práticas musicais específicas da área de especialização do estudante aplicável ao nível do 5º ao 9º ano do ensino básico (1º ao 5º grau).
Dominar estratégias pedagógicas adaptadas à abordagem dos parâmetros musicais harmonia e timbre em contexto de ensino-aprendizagem.
Conteúdos Programáticos
Estudo de repert e realiz de um proj de mús de conjunto (Interp/Jazz); proj composicionais (Compos).
Domínio de técnicas, mat e repert didáticos (1º-5º grau):
A)SOPROS técnica de digitação/pistões/vara; desenvolv. sonoro; controlo de registos
B)CORDAS golpes de arco/distribuição; mudanç de posição (m.e.); controlo dinâmico; vibrato; harmónicos; indep das mãos
C)ACORDEÃO indep de mãos, fraseado e dinâmicas
D)PIANO desenvolv. sonoro e coordenação motora; escalas, arpejos, ornamentos; fraseio
E)GUITARRA uso das unhas m.d.; coordenação das mãos; conhec progressivo do braço da guitarra; barra e legati a due (m.e.); posições
F)PERCUSSÃO/BATERIA Rufo aberto/fechado; técnicas de som: peles de grandes dimensões; coordenação motora (membros inferiores); independência polirrítmica
G)VOZ postura, fraseio, utilização das consoantes na emissão do som
H)COMPOSIÇÃO conhec aprofund. de melodia, harmonia, forma, instrumentação
I)JAZZ : A forma de Blues, conceitos de improvisação melódica e harmónica
Domínio de técnicas, mat e repert didáticos (1º-5º grau):
A)SOPROS técnica de digitação/pistões/vara; desenvolv. sonoro; controlo de registos
B)CORDAS golpes de arco/distribuição; mudanç de posição (m.e.); controlo dinâmico; vibrato; harmónicos; indep das mãos
C)ACORDEÃO indep de mãos, fraseado e dinâmicas
D)PIANO desenvolv. sonoro e coordenação motora; escalas, arpejos, ornamentos; fraseio
E)GUITARRA uso das unhas m.d.; coordenação das mãos; conhec progressivo do braço da guitarra; barra e legati a due (m.e.); posições
F)PERCUSSÃO/BATERIA Rufo aberto/fechado; técnicas de som: peles de grandes dimensões; coordenação motora (membros inferiores); independência polirrítmica
G)VOZ postura, fraseio, utilização das consoantes na emissão do som
H)COMPOSIÇÃO conhec aprofund. de melodia, harmonia, forma, instrumentação
I)JAZZ : A forma de Blues, conceitos de improvisação melódica e harmónica
Métodos de Ensino
Definição programa de trabalho individual e bibliografia específica, em função das especificidades de cada aluno. Conceção, por parte do(s) aluno(s), de um proj de mús. de câmara/conjunto OU partic num projet orquestral (Interpretação).Aulas interativas individuais/grupo. Atividades complement. AVALIAÇÃO CONTÍNUA: desempenho: 20% trabalho escrito (e apresentação) sobre materiais e repertórios didáticos para o nível do 1º ao 5º grau: 20%; prova pública perante júri: Interpretação: performance (ca. 40 min.), com repert concertístico (25%) camarístico/orquestral (25%) e didático (1º ao 5º grau; 10%); Compos: projeto composicional feito durante o sem.: 60%. AVALIAÇÃO FINAL: trabalho escrito (e apresentação) sobre materiais e repert didáticos (1º ao 5º grau): 30%; prova pública perante júri:
Interp/Jazz: performance (ca. 40 min.), compreendendo repertório concertístico(30%) camarístico/orquestral (30%) e didático (1º ao 5º grau); 10%. Compos: proj. composicional feito durante o sem. 70
Interp/Jazz: performance (ca. 40 min.), compreendendo repertório concertístico(30%) camarístico/orquestral (30%) e didático (1º ao 5º grau); 10%. Compos: proj. composicional feito durante o sem. 70
Bibliografia
Bibliografia da área de especialização (métodos, partituras, outros materiais didáticos).
Brown, C. (2002). Classical and romantic performing practice 1750-1900. OUP
Klickstein, G., (2009). The musicians way: a guide to practice, performance and wellness. OUP
Lieberman, J. L. (1991). You are your instrument: the definitive musicians guide to practice and performance. Huiksi Music
Booth, E. (2009). The music teaching artists bible: becoming a virtuoso educator. OUP
Mehegen, J. (1992). Jazz Improvisation: Tonal and Rhythmic Principles. Amsco Music Publishing
Mills, J. (2007). Instrumental teaching. OUP
Pierce, A. (2010). Deepening Musical Performance through Movement: The Theory andPractice of Embodied Interpretation (Musical Meaning and Interpretation). IUP
Rink, J. (ed.) (2003). Musical Performance: A Guide to Understanding. CUP
Rink, J. (ed.) (2005). The Practice of Performance: Studies in Musical Interpretation. CUP
Brown, C. (2002). Classical and romantic performing practice 1750-1900. OUP
Klickstein, G., (2009). The musicians way: a guide to practice, performance and wellness. OUP
Lieberman, J. L. (1991). You are your instrument: the definitive musicians guide to practice and performance. Huiksi Music
Booth, E. (2009). The music teaching artists bible: becoming a virtuoso educator. OUP
Mehegen, J. (1992). Jazz Improvisation: Tonal and Rhythmic Principles. Amsco Music Publishing
Mills, J. (2007). Instrumental teaching. OUP
Pierce, A. (2010). Deepening Musical Performance through Movement: The Theory andPractice of Embodied Interpretation (Musical Meaning and Interpretation). IUP
Rink, J. (ed.) (2003). Musical Performance: A Guide to Understanding. CUP
Rink, J. (ed.) (2005). The Practice of Performance: Studies in Musical Interpretation. CUP
Equipa Docente (2024/2025 )
- Ângelo Pedro Camolas Contente Caleira
- Monika Streitová [responsável]
- Ana Maria Mendes Carvalho dos Santos
- André Manuel Fialho Conde
- Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e Damas
- Dejan Ivanovich
- Eduardo Daniel Sirtori
- Eduardo José Monserrate Tavares Lopes
- Gonçalo André Dias Pescada
- Liliana Margareta Bizineche
- Luís Miguel Oliveira Gomes
- Mário Dinis Coelho da Silva Marques
- Mauro Dilema
- Monika Streitová [responsável]
- Nelson Daniel Pais Ferreira
- Pedro Manuel Pereira Monteiro