2025

Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música III

Nome: Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música III
Cód.: MUS14570M
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música III, aborda o ensino de cada área especifica em contexto de grupo alargado (turma, ensemble de câmara, ensemble orquestral). Aspetos gerais como a Planificação, Motivação, Desempenho e Avaliação e sua importância no processo ensino – aprendizagem estão na base desta unidade curricular. Organização formal de relatórios e grelhas de evolução dos alunos e sua influência no sucesso escolar. Os alunos desenvolverão altas competências para a abordagem em situação de ensino em turma ou ensemble das teorias musicais existentes bem como de crítica e avanço para uma ação progressista da educação de música. Questões de programas e repertório serão também alvo de crítica e ação construtiva ao encontro e abertura no contexto do ensino de cada uma das áreas de docência e sua organização curricular.

Conteúdos Programáticos

- Em contexto de ensino de turma, ensemble de câmara ou orquestral, abordar-se-ão técnicas de ensino da área de docência e suas especificidades de acordo com os diferentes graus de ensino e respetivos grupos etários.
- A multidisciplinaridade no ensino vocacional da música.
- A criatividade no ensino vocacional de música em contexto de grandes grupos.
- A Planificação, Motivação, Desempenho e Avaliação como fatores determinantes para o sucesso no ensino.
- Reflexão e propostas de metodologias para critérios de aferição técnica e artística em sala de aula.

Métodos de Ensino

- Aula de música visando a replicação do contexto profissional;
- Exposição teórica dos estudos e exercícios a desenvolver;
- Análise e reflexão sobre os estudos e exercícios a desenvolver (seus objetivos e resolução de dificuldades);
- Prática dos estudos e exercícios propostos;
- Proposta de novas ferramentas técnicas para o ensino da área de docência;
Avaliação contínua: Assiduidade: 20%
- Participação interativa nas aulas: 20%
- Trabalho escrito 1 e respetiva apresentação: 30%
- Trabalho escrito 2 e respetiva apresentação: 30%
Avaliação Final: Teste escrito: 100%

Bibliografia

- Arends, R. (2008). Aprender a Ensinar. McGraw Hill
- Ribeiro, C. e Ribeiro, L. (1989). Planificação e Avaliação do Ensino-Aprendizagem. U. Aberta
- Baron, J. H. (2010). Chamber Music: A research and Information Guide. Routledge
- Berger, M. (2001). Guide to Chamber Music. Dover
- Green, L. (2008). Music, informal learning and the school: a new classroom pedagogy. Asghate
- Lopes, E. (2013). Pluralidade no ensino do instrumento musical.Fundação Luís de Molina (2013)
- Millls, J (2007). Instrumental teaching. OUP
- Parncutt, R. & McPherson, G. (Eds.) (2005). The science and psychology of music performance: Creative strategies for teaching and learning. OUP
- Philip, R. (2018). The Classical Music Lover’s Companion to Orchestral Music. Yale UP
- Sloboda, J. (1986). The Musical Mind: The cognitive psychology of music. OUP
- Sidnell, R. (1973). Building instructional programs in music education. Prentice-Hall

Equipa Docente (2024/2025 )