2025

Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música II

Nome: Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música II
Cód.: MUS14569M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música II, visa desenvolver e promover a identidade artística do indivíduo em articulação com o perfil e atividade profissional no domínio do ensino, desenvolvendo competências no domínio da investigação e reflexão crítica relativamente aos modelos educativos e práticas pedagógico-musicais.
No contexto desta unidade curricular ir-se-á abordar a especificidade do ensino vocacional da música no contexto de aula individual e música de câmara, sob os seguintes prismas:
- Repertório e técnicas específicas de ensino, adequadas a cada faixa etária do ensino vocacional da música.
- Reflexão sobre conteúdos programáticos, avaliação, estética e interpretação.
Esta unidade curricular promove também o desenvolvimento da capacidade de perspetivar formas de atuação educativa, bem como valorizar a capacidade de elaboração reflexiva e criativa do futuro docente de música nas vertentes individuais e música de câmara.

Conteúdos Programáticos

- A racionalidade e a sistematização como paradigmas básicos da ação educativa;
- Questões científicas para a verificação e correção de abordagens ao ensino vocacional da música em contexto de aula individual e de música de câmara;
- Abordagem a técnicas de ensino da área da docência e as suas especificidades de acordo com os diferentes graus de ensino e respetivos grupos etários;
- Considerações de ordem crítica a metodologias existentes para cada área específica;
- A concentração na aula individual, a motivação de tocar em pequenas formações instrumentais e resolução de fatores exteriores à execução musical;
- Métodos de ensino - aprendizagem em diferentes contextos.

Métodos de Ensino

- Aula individual e música de câmara visando a replicação do contexto profissional;
- Exposição teórica dos estudos e exercícios a desenvolver;
- Análise e reflexão sobre os estudos e exercícios a desenvolver (seus objetivos e resolução de dificuldades);
- Prática dos estudos e exercícios propostos;
- Proposta de novas ferramentas técnicas para o ensino da área de docência;
Avaliação contínua: - Assiduidade: 20%
- Participação interactiva nas aulas: 20%
- Trabalho escrito 1 e respectiva apresentação: 30%
- Trabalho escrito 2 e respetiva apresentação: 30%
Avaliação Final: Teste escrito: 100%

Bibliografia

Bachmann, Marie-Laure (1998). La rítmica Jacques-Dalcroze. Una educación por la música y para la música. Pirámide.
Caspurro, H., (2006). Efeitos da aprendizagem da audição da sintaxe harmónica no desenvolvimento da improvisação. (Dissertação de Doutoramento, Universidade de Aveiro.)
Colwell, Richard and Webster, P., (2011). MENC Handbook of research on music learning. Volume 2: Applications, OUP.
Godinho, José C., (2005). Era Uma Vez a Música...6. Santillana.
Gordon, Edwin E., (2008). Teoria de Aprendizagem Musical para Recém-Nascidos e Crianças em Idade Pré-Escolar. FCG.
Jaques-Dalcroze, Emile, (1966). Educación del sentido rítmico. Trad. Juan Jorge Thomas. Buenos Aires: Kapelusz.
Mead, Virginia H., (1994), Eurhythmics, Schott.
Pereira, E., (2020). Análise biomecânica dos níveis de angulação da mão esquerda de um violinista: proposta de um modelo anatómico-funcional do posicionamento da mão esquerda. (Dissertação de Doutoramento, U. Évora.)

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