2025

Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música I

Nome: Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música I
Cód.: MUS14568M
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A Didática Específica para o Ensino Vocacional de Música I incide sobre a especificidade do ensino vocacional da música desde a aula individual à aula de turma / ensemble. Esta unidade curricular tem, como objetivos gerais, a exploração das especificidades inerentes ao ensino da respetiva área de docência, como forma de promover a reflexão crítica, o debate, a diferenciação plena e específica de cada uma das áreas de docência. Neste contexto, serão transmitidos aos alunos conhecimentos artísticos e técnicos que sirvam de base ao ensino profissional da sua área específica:
- Conhecimento histórico e técnico da área especifica.
- Consciencialização das suas dificuldades.
- Metodologias de ensino específicas.

Conteúdos Programáticos

Nesta unidade curricular abordar-se-ão os seguintes tópicos, de acordo com cada área específica de docência:
- Princípios pedagógicos e as problemáticas no ensino da música;
- O estudo e a performance em contexto de sala de aula;
- Metodologias e tradições de ensino, na área do ensino vocacional de música:
(a) o passado; (b) o presente; e (c) perspetivas para o futuro.
- A criatividade no ensino artístico e sua função no ensino vocacional de música.

Métodos de Ensino

- Aula de música visando a replicação do contexto profissional;
- Exposição teórica dos estudos e exercícios a desenvolver;
- Análise e reflexão sobre os estudos e exercícios a desenvolver (seus objetivos e resolução de dificuldades);
- Prática dos estudos e exercícios propostos
- Proposta de novas ferramentas técnicas para o ensino da área de docência
Avaliação contínua: - Assiduidade: 20%
- Participação interactiva nas aulas: 20%
- Trabalho escrito 1 e respectiva apresentação: 30%
- Trabalho escrito 2 e respetiva apresentação: 30%
Avaliação Final: Teste escrito: 100%

Bibliografia

Arends, R. (2008). Aprender a Ensinar. Mc Graw Hill
Choksy, L., Abramson, R., Gillespie, A. & Woods, D. (1986). Teaching music in the twentieth century. Prentice-Hall
Campbell, P. S. (1991). Lessons from the world: A cross-cultural guide to music teaching and learning. Schirmer Books
Gordon, E. (2000). Teoria de aprendizagem musical. F. C. G.
Gane, P. M. (2006). Making music. Creative ideas for instrumental teachers. OUP
Lopes E. (2011). Perspetivando o Ensino do Instrumento Musical no Séc. XXI: Univers Évora
Millls, J (2007). Instrumental teaching. OUP
Parncutt, R. & McPherson, G. (Eds.) (2005). The science and psychology of music performance: Creative strategies for teaching and learning. OUP
Piletti, C. (2006). Didática Geral. Ed Ática
Schleuter, S. (1997). A sound approach to teaching instrumentalists. Schirmer
Sloboda, J. (1986). The Musical Mind: The cognitive psychology of music. OUP
Sidnell, R. (1973). Building instructional programs in music education. Prentice-Hall

Equipa Docente (2024/2025 )