2025
Culturas de Fronteira
Nome: Culturas de Fronteira
Cód.: HIS10578M
10 ECTS
Duração: 15 semanas/280 horas
Área Científica:
História
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
OBJECTIVOS:
- Problematizar o contexto histórico da fronteira enquanto produtor de identidades em si.
- Discutir a posição histórica da Hispania enquanto placa giratória de diferentes contextos civilizacionais no interior do Mediterrâneo
- Examinar os contextos de produção cultural numa área regional medieval
- Identificar traços de um sistema de representações/categorias mentais na Hispania medieval
COMPETÊNCIAS
- Capacidade de produzir discurso histórico.
- Habilitação para a heurística dos fundos documentais e codicológicos
- Hermenêutica do texto medieval, latino, romance e árabe.
- Problematizar o contexto histórico da fronteira enquanto produtor de identidades em si.
- Discutir a posição histórica da Hispania enquanto placa giratória de diferentes contextos civilizacionais no interior do Mediterrâneo
- Examinar os contextos de produção cultural numa área regional medieval
- Identificar traços de um sistema de representações/categorias mentais na Hispania medieval
COMPETÊNCIAS
- Capacidade de produzir discurso histórico.
- Habilitação para a heurística dos fundos documentais e codicológicos
- Hermenêutica do texto medieval, latino, romance e árabe.
Conteúdos Programáticos
Interrogam-se aqui os processos de formação de identidades na Hispania e no al-Andalus medievais
entendidos estes no seu conjunto como placa articuladora de dois complexos civilizacionais, o da
Christianitas e o do Dar al-Islam. Neste contexto será privilegiada a observação das zonas de contacto em que
têm lugar soluções culturais específicas como as que ocorrem em Toledo ou em Coimbra. Dá-se particular
atenção aos fenómenos habitualmente definidos como ?minorias? vistas aqui enquanto espaço de observação
de entrecruzamentos e, sobretudo, de produção de identidades originais, mouras, moçárabes ou judias. Por
fim estudam-se soluções que marcam essas identidades de fronteira desde a onomástica, passando pelos
sistemas de parentesco, até à definição do espaço doméstico, à arquitectura dos jardins e à irrigação.
entendidos estes no seu conjunto como placa articuladora de dois complexos civilizacionais, o da
Christianitas e o do Dar al-Islam. Neste contexto será privilegiada a observação das zonas de contacto em que
têm lugar soluções culturais específicas como as que ocorrem em Toledo ou em Coimbra. Dá-se particular
atenção aos fenómenos habitualmente definidos como ?minorias? vistas aqui enquanto espaço de observação
de entrecruzamentos e, sobretudo, de produção de identidades originais, mouras, moçárabes ou judias. Por
fim estudam-se soluções que marcam essas identidades de fronteira desde a onomástica, passando pelos
sistemas de parentesco, até à definição do espaço doméstico, à arquitectura dos jardins e à irrigação.
Métodos de Ensino
Teórico-prático. Comentários de texto. Apresentação de um Relato de Leitura sobre uma fonte ou um texto
historiográfico.
historiográfico.
Bibliografia
Barkai, Ron - Cristianos y Musulmanes en la España medieval. El inimigo en el espejo. Madrid, Rialp, 1984.
Guichard, Pierre - Estructura antropológica de una sociedad islâmica en Occidente ,Barcelona, Barral, 1976
Martins, Armando - O Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra durante a Idade Média, Lisboa, Centro de História,
2003.
Mattoso, José - Fragmentos de uma composição medieval, Lisboa, Círculo de Leitores, 2001
Sanchez-Albornoz, Claudio - España. Un Enigma Histórico, Buenos Aires, 1952.
Guichard, Pierre - Estructura antropológica de una sociedad islâmica en Occidente ,Barcelona, Barral, 1976
Martins, Armando - O Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra durante a Idade Média, Lisboa, Centro de História,
2003.
Mattoso, José - Fragmentos de uma composição medieval, Lisboa, Círculo de Leitores, 2001
Sanchez-Albornoz, Claudio - España. Un Enigma Histórico, Buenos Aires, 1952.