2024

Concepção, Avaliação e Monitorização de Políticas e Projetos

Nome: Concepção, Avaliação e Monitorização de Políticas e Projetos
Cód.: ECN13498M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular de Concepção, Avaliação e Monitorização de Políticas e Projetos tem como objetivo contribuir para um conhecimento aprofundado dos conteúdos teóricos e práticos indispensáveis ao processo de conceção, administração, avaliação e monitorização de políticas públicas e de projetos empresariais. Nomeadamente, no que diz respeito à programação, análise, conceção e avaliação de políticas, projetos, mecanismos, instrumentos e estratégias de intervenção.
Esta unidade curricular procura assegurar as seguintes principais competências: i) Capacidade para conceber e desenhar políticas públicas e projetos empresariais; ii) Capacidade para conceber e gerir sistemas de monitorização e acompanhamento de políticas públicas e projetos empresariais; iii) Capacidade para realizar e coordenar processos de avaliação de políticas públicas e projetos empresariais.

Conteúdos Programáticos

Introdução.
1) Metodologias e princípios de conceção e desenho de projetos e políticas.
2) Necessidades e dificuldades na avaliação de projetos e políticas públicas.
3) Metodologias e técnicas de avaliação de políticas públicas e projetos.
4) Opções estratégicas para calibragem de políticas e projetos, a consideração dos impactos e das opções alternativas.
5) O hardware e o software das políticas e dos projetos.
6) Dinamização e follow up de projetos e políticas públicas.
7) Programação e monitorização de planos, políticas públicas e projetos.
Conclusões.

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular é lecionada de forma a assegurar e demonstrar a forte aplicabilidade prática do domínio científico da ciência da administração e da ciência política. Neste sentido, as aulas, que são teórico-práticas, são lecionadas de modo a garantir uma forte articulação entre os conhecimentos teóricos, transmitidos, e a demonstração e experimentação, por parte dos alunos, da sua aplicabilidade prática à realidade concreta das políticas públicas, dos instrumentos de política e dos projetos. Com este objetivo, é desenvolvido, ao longo da unidade curricular, pelos alunos, um trabalho prático que consiste na elaboração individual, ou em grupo, de um relatório técnico e científico sobre a temática em estudo.
Avaliação: i) Em regime de avaliação contínua: Elaboração de um relatório técnico e científico, sobre a temática em estudo, com peso de 100% na nota final; ii) Em regime de exame: Realização de um Exame escrito com peso de 100% na nota final.

Bibliografia

Neto, P. ; Serrano, M. M. (Coord.) (2015). Políticas Públicas, Economia e Sociedade. Contributos para a Definição de Políticas no Período 2014-2020. Alcochete: Nexo Literário.
Serrano, M.M.; Neto, P. (Coord.). (2018). Inovação, Emprego e Políticas Públicas. Lisboa: Edições Sílabo.
Wright, B; Wallis, S. (Eds) (2019). Practical Mapping for Applied Research and Program Evaluation. London: SAGE Publications, Inc.
Bamberger, M.; Linda Mabry, L. (2019). Real World Evaluation. Working Under Budget, Time, Data, and Political Constraints. London: SAGE Publications, Inc.
Bradley Cousins, J. (Ed.) (2019). Collaborative Approaches to Evaluation. London: SAGE Publications, Inc.
Saunders, R. (2015). Implementation Monitoring and Process Evaluation. London: SAGE Publications, Inc.
McDavid, J.; Huse, I.; Hawthorn, L. (2018). Program Evaluation and Performance Measurement. London: SAGE Publications, Inc.

Equipa Docente (2023/2024 )