2024

Diagnóstico e Intervenção em Psicologia Social

Nome: Diagnóstico e Intervenção em Psicologia Social
Cód.: PSI13247M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem por objetivo proporcionar aos alunos a aprendizagem de metodologias de diagnóstico e de intervenção em sistemas e subsistemas sociais bem como a aquisição e treino de competências específicas nesta área.
1) Identificar situações de intervenção;
2) Caracterizar níveis e modelos de diagnóstico;
3) Caracterizar e implementar um processo de diagnóstico;
4) Conhecer métodos, técnicas e recursos de diagnóstico e intervenção;
5) Caracterizar níveis e etapas de intervenção
6) Planear uma intervenção;
7) Implementar e avaliar um programa de intervenção;
8) Evidenciar conhecimentos sobre princípios éticos no diagnóstico e intervenção social;

Conteúdos Programáticos

I. Abordagens do Diagnóstico Social
1.1. O diagnóstico Social: génese, conceitos e funções
1.2. O diagnóstico no planeamento da intervenção social
1.3. Níveis e modelos de diagnóstico.
1.4. O processo de diagnóstico: objetivos, identificação de problemas, implementação, recolha e análise da informação.
1. 5. Análise de problemas: estratégias e processos.
1. 6. Técnicas de diagnóstico social no nível individual, grupal organizacional e institucional.
1. 7. Relatório e feedback do diagnóstico social.
1.8. Casos práticos
II. Intervenção Social
2. 1. Identificação e caracterização do pedido – É um pedido para a Psicologia?
2. 2. Níveis de intervenção: individual/grupal/organizacional/institucional.
2.3. Etapas da intervenção
2.4. Métodos e técnicas da intervenção
2. 5. Monitorização e avaliação da intervenção.
2.6. Casos práticos
III. Princípios Éticos no Diagnóstico e Intervenção Social

Métodos de Ensino

A metodologia inclui:
a) Método expositivo, com discussão crítica dos conceitos-chave;
b) Leitura, análise e discussão de casos práticos, individualmente e em grupo;
O pressuposto metodológico é o da integração/interligação entre a teoria e a discussão de casos práticos de diagnóstico e intervenção.
Avaliação contínua
Prova escrita e um trabalho prático não podendo em nenhum deles ter nota inferior a 8,5 valores. Cada componente de avaliação tem o peso de 50% na nota final.
Avaliação final
Realização de prova escrita com uma componente teórica e outra componente prática, cada uma com o peso de 50% na nota final. A obtenção de qualquer classificação inferior a 10 valores implica a não aprovação.

Bibliografia

Buunk, A. P. & Van Vugt, M. (2013). Applying social psychology: From problems to solutions (2nd edition). London: Sage.
Deutsch, M. & Hornstein, H.A. (Eds) (2015) (Eds) Applying Social Psychology: Implications for Research, Practice, and Training. London: Psychological Press.
Fialho, J., da Silva, C.A., & Saragoça, J. (2017). Diagnóstico Social. Teoria, Metodologia e Casos Práticos. Lisboa: Sílabo.
Jonas, K. J., Morton, T. A. (2012). Restoring civil societies: The psychology of intervention and engagement following crisis (contemporary social issues and interventions). Oxford: John Wiley & Sons.
Schneider, F. W., Gruman, J. A., & Coutts, L. M. (2016). Applied social psychology understanding and addressing social and practical (3th Edition). London: Sage.
Bagozzi, R. , Z. &Priester, J. (2002)The Social Psychology of Consumer Behaviour (Applying Social psy). Buckingham, UK: Open University Press.
Blanco, A.; Marín, J.R. (2007) Intervención Psicosocial. Madrid: Pearson Education, Prentice

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