2024

Avaliação e intervenção organizacional

Nome: Avaliação e intervenção organizacional
Cód.: PSI13245M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Define objetivos de uma intervenção organizacional
- Caracteriza o contexto organizacional
- Seleciona instrumentos de avaliação organizacional apropriados enquadrados nos respetivos modelos de ‘diagnóstico’
- Utiliza os resultados da avaliação organizacional para desenhar intervenções organizacionais
- Identifica e caracteriza os diferentes modelos, os níveis (filosófico, estratégico e operacional) e âmbitos (individual, grupal e organizacional) da intervenção organizacional, selecionando o adequado a cada situação
- Desenha a avaliação de intervenções organizacionais
- Elabora relatórios de intervenção e avaliação organizacional e o modo adequado de comunicar aos diferentes públicos
- Descreve os cuidados éticos da intervenção organizacional reportando-se à Declaração Universal dos Direitos Humanos, ao Código de Ética da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Conteúdos Programáticos

1. Avaliação nas organizações
1.1. O papel da avaliação na intervenção
1.2. Modelo e Níveis de avaliação nas organizações
1.3. Processos de avaliação nas organizações
1.4. Comunicação da avaliação nas organizações
1.5. Ética na avaliação nas organizações
2. Intervenção organizacional:
2.1. Modelos e Desenhos de intervenção organizacional
2.2. Níveis e âmbitos de intervenção organizacional
2.3.Processos de intervenção organizacional
2.4. Avaliação da intervenção organizacional
2.5. Comunicação na intervenção organizacional
2.6. Ética na intervenção organizacional.

Métodos de Ensino

Apresentação estruturada de conteúdos. Estudo de casos múltiplos de avaliação e intervenção organizacional. Resolução de problemas. Será apresentado um caso em que seja requerida avaliação e intervenção organizacional, que será discutido e resolvido com supervisão em pequenos grupos e coletivamente.
Avaliação contínua: Tarefa 1: Cada grupo de 2 ou 3 estudantes terá de resolver um caso de pedido de intervenção devendo decidir o processo de avaliação pertinente, o desenho de intervenção ajustado, a avaliação da intervenção e a comunicação da intervenção aos diferentes públicos. O relatório entregue por cada grupo é discutido individualmente com cada um dos estudantes que o elaborou. Tarefa 2: Prova escrita incidindo sobre todos os conteúdos programáticos. Cada uma das duas tarefas terá um peso de 50% na avaliação final do estudante.
Avaliação por exame: Prova escrita incidindo sobre todos os conteúdos programáticos (100%).

Avaliação

Avaliação contínua: Tarefa 1: Cada grupo de 2 ou 3 estudantes terá de elaborar uma proposta de intervenção) devendo decidir o processo de avaliação pertinente, o desenho de intervenção ajustado, a avaliação da intervenção e a comunicação da intervenção aos diferentes públicos. O relatório entregue por cada grupo é discutido individualmente com cada um dos estudantes que o elaborou e com staff da organização escolhida, sempre que possível. Tarefa 2: Prova escrita incidindo sobre todos os conteúdos programáticos. Cada uma das duas tarefas terá um peso de 50% na avaliação final do estudante.
É um requisite para admissão na avaliação continua a apresentação de um mínimo de 5 reflexões relativas a artigos que reportem intervenções organizacionais (ou análise de modelos, tipos, métodos de intervenção) discutidos em aula.
Avaliação por exame: Prova escrita incidindo sobre todos os conteúdos programáticos (100%).

Bibliografia

O’Donohue, W. & Ferguson, K. (Eds) (2003). Handbook of professional ethics for psychologists: Issues, questions, and controversies. London: Sage.
Gonçalves, S (Coord) (2014). Psicossociologia do trabalho e das organizações: Princípios e práticas. Lisboa: Pactor.
Olson-Buchanan, J, Bryan, LK, Thompson, LF (Eds) (2014). Using Industrial-Organizational Psychology for the Greater Good: Helping those who help others. London: Routledge.
Siqueira, M (Org) (2008). Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e gestão. Porto Alegre: Artmed.
Siqueira, M (Org) (2013). Novas medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e gestão. Porto Alegre: Artmed.
Zanelli, J-C, Borges-Andrade, JE, Bastos, AVB (Org) (2014). Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil (2ª edição). Porto Alegre: Artmed.

Equipa Docente (2023/2024 )