2024

Psicologia da Saúde Ocupacional

Nome: Psicologia da Saúde Ocupacional
Cód.: PSI13239M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Promover o conhecimento dos fundamentos teóricos da Psicologia da Saúde Ocupacional;
2. Reconhecer a influência recíproca da envolvente do meio de trabalho sobre o homem e do homem sobre a envolvente;
3. Conhecer os reflexos do trabalho na saúde ocupacional dos trabalhadores;
4. Promover o conhecimento e a utilização das metodologias de investigação e intervenção utilizadas pela Psicologia da Saúde Ocupacional;
5. Promover o desenvolvimento pessoal e o auto-conhecimento.

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos teóricos e históricos da Psicologia da Saúde Ocupacional
2. Gestão do bem-estar no trabalho
2.1. Limitações ao bem-estar devido às relações sociais do meio laboral
2.1.1. Stress laboral
2.1.2. Burnout
2.1.3. Violência e Assédio psicológico no local de trabalho (mobbing, bullying)
2.1.4. Assédio sexual
2.2. Limitações ao bem-estar devido à instabilidade no emprego
2.2.1.Desemprego
2.2.2.Trabalho Temporário
2.2.3.Pré-reforma e Reforma
2.3. Limitações vs. promoção do bem-estar devido à relação entre o trabalho e a família
2.3.1. Interferência trabalho-família e família-trabalho
2.4. O trabalho como fonte de bem-estar
2.4.1. Engagement com o trabalho
2.4.2. Flow/outras abordagens positivas

Métodos de Ensino

Prevê-se a combinação de método expositivo com métodos ativos, nomeadamente trabalhos em grupo de investigação no terreno e trabalhos individuais, discussões e debates temáticos orientados, promovendo a participação ativa dos alunos.

A avaliação é realizada através de uma de duas possibilidades:
1. Avaliação contínua:
a) Trabalho de investigação empírica (em grupo), estruturada de acordo com as normas APA, tendo como base teórica um dos temas do programa da UC, com recolha, tratamento de dados, análise e discussão dos mesmos. Este trabalho deve ser entregue por escrito e apresentado oralmente (50%).
b) Apresentação crítica (individual) de um artigo científico (estudo empírico) (40%).
c) Participação das atividades práticas propostas pelo docente nas aulas (10%).
2. Avaliação final: exame final, escrito, abrangendo todos os conteúdos programáticos.

Bibliografia

Bakker, A. & Leiter, M. (2010). Work Engagement: a handbook of essential theory and research. Hove: Psychology Press.
Barling, J., Kelloway, E. K., Frone, M. R. (Eds) (2015). Handbook of work stress. Thousand Oaks: Sage.
Chambel, M. (coord). (2016). Psicologia da Saúde Ocupacional. Lisboa: Pactor.
Clarke. S., Probst, T., Guldenmund, F., Passmore, J. (2016). The Wiley-Blackwell Handbook of the Psychology of Occupational Safety and Workplace Health. Chichester: Wiley-Blackwell.
Hera, C., Íñigo, D., Mazo, F. & Bilbao, R. (2004). Introducción à la Psicología del Trabajo. Madrid: Mc Graw-Hill.
Pitt-Catsouphes, M., Kossek, E. & Sweet, S. (2005) (Eds.). The work and family handbook. Kentucky: Routledge.
Quick, J. C., & Tetrick, L. E. (Eds.) (2003). Handbook of occupational health psychology. Washington, DC: APA.

Equipa Docente (2023/2024 )