2024

Estágio em Psicologia da Educação

Nome: Estágio em Psicologia da Educação
Cód.: PSI11147M
24 ECTS
Duração: 30 semanas/624 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Proporcionar o contacto direto com a prática psicológica em contextos educativos
- Desenvolver competências de avaliação e intervenção psicológica em contextos educativos
- Desenvolver competências para uma intervenção promotora do desenvolvimento integral dos diferentes intervenientes no contexto em que decorre o estágio.
- Promover uma estreita articulação entre as práticas veiculadas e os enquadramentos teóricos subjacentes.
- Promover a capacidade de análise e reflexão crítica sobre as práticas implementadas.
- Promover competências de prática psicológica facilitadoras da transição para a atividade profissional.

Conteúdos Programáticos

Considerando as áreas de intervenção do/a psicólogo/a educacional, os estágios em Psicologia da Educação contemplarão três grandes níveis de intervenção:
1. Intervenção individual (nomeadamente, desenvolvimento de atividades de apoio / aconselhamento psicológico e psicopedagógico).
2. Intervenção grupal (desenvolvimento de atividades junto de pequenos grupos de intervenientes no contexto).
3. Intervenção no contexto educativo mais alargado - instituição, famílias, comunidade (desenvolvimento de atividades que promovam o desenvolvimento do sistema de relações da comunidade).

Os estágios contemplam, entre outras, as seguintes atividades:
A. Avaliação psicológica e conceptualização de casos.
B. Acompanhamento e seguimento de casos individuais.
C. Aconselhamento psicológico e psicopedagógico.
D. Aconselhamento vocacional.
E. Atividades de intervenção em pequenos grupos.
F. Colaboração em ações de formação dos intervenientes no contexto e/ou na realização de experiências e projetos

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino:
As atividades de estágio desenvolvem-se numa instituição ao longo de 30 semanas. As atividades de estágio são acompanhadas por um tutor na instituição e supervisionadas por um orientador do departamento de Psicologia. As práticas realizadas pelo estagiário ao longo do ano são discutidas com o respetivo orientador de estágio em sessões semanais de orientação de uma hora.

Metodologias de Avaliação:
A avaliação tem em conta as atividades desenvolvidas durante o estágio, as competências profissionais e relacionais que o estagiário demonstrou e o relatório de estágio. A classificação final tem também em conta a avaliação qualitativa fornecida pelo tutor de estágio da instituição de acolhimento. A classificação final de cada aluno é proposta pelo respetivo orientador e é sempre discutida em reunião final de júri.

Bibliografia

Apresentada individualmente a cada estagiário pelo respetivo orientador.