2024

Psicologia Vocacional

Nome: Psicologia Vocacional
Cód.: PSI11143M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Nesta UC comportamento vocacional é perspetivado no ciclo de vida e deferentes contextos (e.g. Educação Básica, Ensino Superior e Educação de Adultos).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A disciplina de Psicologia Vocacional insere-se no plano curricular do curso de Mestrado em Psicologia. É semestral e tem a carga horária semanal de 4 horas (2 horas teóricas mais 2 horas práticas).


Nesta disciplina, a Psicologia Vocacional é perspectivada em termos do ciclo de vida e considerando a intervenção em orientação como importante apoio à aprendizagem ao longo da vida. Deste modo, procura-se que os alunos adquiram uma base sólida de conhecimentos que lhes permita intervir, teoricamente fundamentados, nos diferentes contextos em que esta modalidade de ajuda psicológica é pertinente (e.g. Educação Básica, Ensino Superior e Educação de Adultos).


           OBJECTIVOS


Promover nos(as) alunos(as) conhecimentos sobre grandes modelos teóricos em Psicologia Vocacional;


Desenvolver nos(as) alunos(as) competências de avaliação e de intervenção em Orientação e Desenvolvimento da Carreira considerando os diferentes contextos em que estas práticas ocorrem;


Sensibilizar à importância das práticas de Psicologia Vocacional para a promoção do desenvolvimento humano e da inclusão social;


Promover nos(as) alunos(as) capacidades de análise e reflexão críticas sobre as dimensões éticas da avaliação e intervenção em Psicologia Vocacional.


 


 


 

Conteúdos Programáticos

MODELOS TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO VOCACIONAL


1.1. As origens da Psicologia Vocacional


1.2. A teoria Ciclo de Vida/Espaço de Vida de Donald Super


1.3. A teoria de Circunscrição e Compromisso de Linda Gotffredson


1.4. A teoria Sócio-Cognitiva da Carreira


1.5. A perspectiva emancipatória e comunitária


AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA EM ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL


2.1. A avaliação dos interesses


2.2. A avaliação das aptidões


2.3. A avaliação da adaptabilidade na carreira


A INTERVENÇÃO AO LONGO DO CICLO DE VIDA


3.1. A intervenção de educação da carreira nos 1º e 2º ciclos de estudos


3.2. A intervenção de educação da carreira no ensino secundário


3.3. A intervenção com adultos e a colocação profissional


INCLUSÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA


4.1. Classismo, desemprego e pobreza


4.2. A intervenção em populações com Necessidades Educativas Especiais


4.2.1. A elaboração de Planos Individuais de Transição


4.2.2. A integração no mercado de trabalho: a perspectiva do Emprego Apoiado


 

Métodos de Ensino

As aulas teóricas implicarão um misto entre metodologias assentes na explanação de conteúdos, actividades de reflexão e diálogo a partir de documentos. Procura-se uma permanente articulação entre os conteúdos teóricos ministrados e as suas implicações para a prática da psicologia vocacional.


As aulas práticas contemplarão actividades reflexivas sobre a aplicabilidade prática dos conteúdos teóricos, através, nomeadamente, do contacto com materiais da avaliação psicológica, programas de orientação da carreira, análise e discussão de textos, e realização de trabalhos em grupo.


 

Avaliação

A avaliação segue as normas em vigor na Universidade de Évora, de acordo com o estipulado no Regulamento Escolar Interno.


Consideram-se aprovados(as) os(as) alunos(as) que obtiverem uma nota final igual ou superior a 10 (dez) valores na componente teórica e na componente prática da disciplina.


Os(as) alunos(as) poderão optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de exame.


Regime de Avaliação Contínua


No regime de avaliação contínua, os(as) alunos(as) deverão realizar uma frequência e dois trabalhos escritos. Os dois trabalhos práticos são: a) trabalho de grupo sobre técnica de avaliação ou intervenção, b) construção de uma sessão de orientação escolar e profissional, dirigida a alunos do 9º ano. Este trabalho implica enquadramento teórico, definição dos objectivos da sessão, materiais a usar e actividades a realizar. Os dois trabalhos práticos são realizados em grupo. A frequência terá peso de 40% e os dois trabalhos práticos um peso de 30% cada. Em cada trabalho a classificação não pode ser inferior a 7,5 valores.


A assiduidade às aulas práticas deverá respeitar o regulamentado por ECTS. Neste caso, o limite mínimo de sessões presenciais é de 75% para as aulas teóricas e 75% para as aulas teórico práticas. Não atingir este limite de assiduidade implica frequência do regime de exame. O disposto neste ponto não se aplica aos estudantes com estatuto reconhecido de trabalhador-estudante.


Consideram-se aprovados(as) os(as) alunos(as) que obtiverem uma nota final na componente teórica igual ou superior a 10 (dez) valores e na componente  prática da disciplina, também igual ou superior a 10 (dez) valores.


Regime de Avaliação Final


 Poderão apresentar-se a exame os(as) alunos(as) que tenham optado por essa modalidade e os(as) que tenham nota inferior a 7,5 valores em qualquer dos trabalhos realizados no regime de avaliação contínua;


Os(as) alunos(as) que optarem pelo regime de exame deverão realizar uma prova escrita com componente relativa às aulas teóricas e outra relativa às aulas práticas. A obtenção de qualquer classificação inferior a 10 valores implica a não aprovação no exame;


Os conteúdos da prova escrita de exame incidirão sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas e práticas. A “prova prática” de exame incluirá os conteúdos dos trabalhos realizados nas aulas práticas;


Consideram-se aprovados(as) os(as) alunos(as) com uma nota final igual ou superior a 10 (dez) valores.


Nota: O plágio é crime. O plágio ocorre quando o aluno copia ideias, partes, parágrafos ou frases de um livro, de um artigo ou da internet e os usa nos seus trabalhos sem a devida referenciação. O aluno deve desenvolver as suas ideias utilizando as suas próprias palavras e não “copiando e colando” aquilo que outros já escreveram. Aos trabalhos ou outros elementos de avaliação plagiados será atribuída a classificação de 0 (zero) valores.


 

Bibliografia

Brown, S. D., & Lent, R. W. (2013). Career Development and Counseling: Putting theory and research to work. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.


Flexer, R. W., Baer, R. M., Luft, P., & Simmons, T. J. (2013).  Transition planning for secondary students with disabilities (4th ed). Boston: Pearson


Hartung, P. J., Savickas, M. L. & Walsh, W. B. (2015). Handbook of Career Intervention. Washington, DC: American Psychological Association


Herr, E. L., & Cramer, S. H. (2004). Career guidance and counseling through the life span. Systematic approaches (6th ed). New York: Harper Collins.


Levenfus, R.S. (2015). Orientação vocacional e de carreira (pp.41-63). São Paulo: Artmed


Maree, K (2007). Shaping the story: A guide to facilitating narrative counselling.  Pretoria: Van Schaik.


McMahon, M., & Patton, W. (Eds.), Career counseling constructivist approaches. London: Routledge.


Walsh, W. B., & Savickas, M. L. (2005). Handbook  of Vocational Psychology (3th ed.). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.


Zunker, V. (2006). Career counseling: An holistic approach (7th ed.). New York: Thomson Books


 

Equipa Docente (2023/2024 )