2024

Análise de Dados Qualitativos em Psicologia

Nome: Análise de Dados Qualitativos em Psicologia
Cód.: PSI11136M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos


1- Promover a aquisição de conhecimentos teóricos e aplicados que possibilitem a compreensão dos métodos qualitativos de investigação em Psicologia, e favoreçam a leitura crítica de relatórios de investigação qualitativa.


2- Promover a aquisição de um conjunto de competências fundamentais de planeamento, desenho metodológico, execução de recolha e tratamento de dados qualitativos, interpretação e comunicação de resultados de investigação qualitativa.


Competências


1- Participação na conceção, e execução de investigação qualitativa, nomeadamente no que se refere a:


a) formulação de problemas de investigação suscetíveis de serem abordados qualitativamente;


b) decisão a respeito da abordagem a adotar;


c) conceção dos procedimentos específicos, particularmente no que se refere à recolha de dados e aos seu tratamento;


d) execução de recolha e tratamento de dados qualitativos.


2- Participação na avaliação de investigação publicada;


 


3- Participação na redação de relatórios de investigação qualitativa e sua publicação

Conteúdos Programáticos

1.       Introdução: Enquadramento epistemológico da investigação qualitativa


a.        Conhecimento;


b.       Investigação científica;


c.        Metodologia de investigação;


d.       Metodologia qualitativa de investigação em psicologia;


e.       Ética na investigação qualitativa;


f.         Investigação qualitativa e a investigação quantitativa;


g.        Diversidade dos métodos de investigação qualitativa.


2.       Etapas da investigação qualitativa


a.        Conceção e execução na investigação qualitativa


b.       O problema de investigação; as estratégias de seleção de fontes de dados


c.        A definição da unidade de análise e o contexto natural de manifestação dos fenómenos em estudo


d.       A recolha de dados: a saturação teórica como técnica de decisão do número de participantes; a seleção de participantes pelo critério da exaustividade


e.       O processamento dos dados


f.         A interpretação dos resultados


g.        A comunicação dos resultados


3.       As fontes de dados


a.        Documentos


b.       Entrevistas de resposta oral e de resposta escrita


c.        Registos de observação


4.       O processamento dos dados


a.        Categorias de análise


b.       Sistemas de categorias


5.       Abordagens na recolha de dados e no seu processamento e interpretação


a.        Análise fenomenológica interpretativa (IPA)


b.       Análise qualitativa de conteúdo


c.        Abordagem fenomenográfica


d.       Grounded analysis


e.       Análise do discurso


f.         Estudos de caso


g.        Técnica de incidentes críticos


h.       Grupos focais


i.         Outras abordagens.


6.       A avaliação na investigação qualitativa


a.        Critérios de validade, e de transferibilidade


 


b.       Critérios de consistência, e de relevância

Métodos de Ensino

Apresentação estruturada de conteúdos, leitura e discussão orientada, exemplificação, demonstração, prática supervisionada e orientada e trabalhos em grupo.

Avaliação

Avaliação contínua:


1)      Atividades a realizar das aulas práticas, incluindo a sua preparação (40%)


2)      Participação em projeto de investigação qualitativa (30%)


3)      Elaboração de um relatório de tratamento de dados qualitativos (30%)


As tarefas 2 e 3 podem ser realizadas individualmente ou em grupos com dimensão máxima de 3 elementos.


Avaliação final:


                Prova de avaliação de conhecimentos (100%)


 


 

Bibliografia

-Denzin, N. K. & Lincoln, Y. S. (2011). The SAGE Handbook of Qualitative Research (4th edition). London: SAGE. 


-Silverman, D. (2005). Doing Qualitative Research: A practical handbook (2nd edition). London: SAGE.


-Silverman, D. (2010). Qualitative Research: Theory, method and practice (2nd edition). London: SAGE.


-Willing, C. (2008). Introducing Qualitative Research in Psychology. Berkshire: Open University Press and Mc-Graw-Hill Education.


 


-Willing, C. & Stainton-Rogers, W. (Eds) (2007). The SAGE Handbook of qualitative research in psychology. London: SAGE.

Equipa Docente (2023/2024 )