2024

Consulta Psicológica

Nome: Consulta Psicológica
Cód.: PSI11132M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

INTRODUÇÃO


         A disciplina de Consulta Psicológica é uma disciplina ministrada no 1º ano do 2º ciclo em Psicologia sendo obrigatória para a área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde.


O conceito de Consulta Psicológica não é utilizado de forma unívoca em Psicologia. Pode ser olhado enquanto aconselhamento, "counselling" na terminologia anglo-saxónica, sendo definido enquanto "utilização da relação e da comunicação com a finalidade de desenvolver o auto-conceito, a aceitação, o crescimento pessoal e os recursos pessoais" (BAC, 1992), ou pode ser vista num sentido mais amplo como uma área transversal à intervenção psicológica, seja esta ao nível da psicoterapia, do aconselhamento ou da consultadoria. Independentemente do âmbito com que é utilizado, ou dos diferentes contextos em que pode ocorrer, a Consulta Psicológica pressupõe sempre um processo interactivo, no qual ocorre uma relação com o objectivo de potencializar mudanças e o desenvolvimento do outro.


Tendo em conta  a área de espacialização desta u.c. centra-se nas especificidades da consulta psicológica em contextos clínicos


 


FINALIDADES


 - Levar os alunos a refletir sobre os objectivos duma intervenção psicológica centrada na promoção do desenvolvimento.


- Contribuir para a reflexão sobre as especificidades da consulta psicológica nos diferentes contextos clínicos.


- Levar os alunos a conceptualizar as dimensões relacionais da consulta psicológica.


- Treinar competências específicas inerentes à realização de uma consulta psicológica, nomeadamente competências relacionais e de comunicação.


- Contribuir para a consciencialização das questões éticas inerentes ao estar na relação com o outro em contexto de consulta psicológica.



- Contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, potencializando o auto­ conhecimento e a capacidade reflexiva

Conteúdos Programáticos

Introdução à problemática da Consulta Psicológica


1. A Consulta Psicológica enquanto relação de ajuda


2. Consulta Psicológica, Entrevista Psicológica e Psicoterapia


3. Consulta Psicológica e Desenvolvimento


3.1. A intervenção psicológica para o desenvolvimento pessoal


3.2. A intervenção psicológica no desenvolvimento dos contextos de vida


Contexto relacional e dimensões comunicativas em Consulta Psicológica


1. A consulta enquanto processo relacional


2. O estar e o comunicar no processo de Consulta Psicológica


            2.l. Eu na relação com o outro.


2.2. A escuta activa 


2.3. A comunicação terapêutica


2.4. Valores, diversidade e questões éticas



A Consulta Psicológica nas diferentes faixas etárias e em diversos contextos clínicos

Métodos de Ensino

-       Pesquisa realizada pelos alunos sobre diferentes aspectos da Consulta Psicológica e trabalho sobre os mesmos nas aulas.


-       Realização de actividades estruturadas e semi-estruturadas, na quais assumem especial relevância as situações de role-playing.


-       Reflexão sobre as actividades realizadas.



A presença nas aulas, de acordo com o estipulado no Regulamento Escolar Interno, é obrigatória.

Avaliação

Avaliação contínua.


·      Exercícios de role-playing individual (a realizar nas aulas ao longo do semestre) e reflexão final sobre os role-playings realizados ao longo do semestre


·      Realização de um trabalho/ reflexão em grupo sobre a consulta num contexto especifico (para ser apresentado numa das aula) .


·      Trabalho de aprofundamento, a realizar individualmente, sobre um dos aspectos dos  conceitos trabalhados nas aulas (cinco páginas)


·      Entrevista realizada a um desconhecido  ( jovem ou adulto) e sua análise ( a realizar só a partir do inicio de Abril;


·      Será ainda, tida em conta, a participação nas aulas e nas actividades propostas.


 


Regime de avaliação mista


Neste regime de avaliação, a classificação final resultará da conjugação das seguintes provas:


·      Realização de um exercício de role-playing e análise critica deste



·      Realização de 2 trabalho sobre temas indicados pela docente.

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