2022

Trabalho e Inclusão Social

Nome: Trabalho e Inclusão Social
Cód.: PSI13250M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Adquirir fundamentos teóricos que permitam situar o estudo e a prática do trabalho para a inclusão social;
Revelar conhecimento sobre a natureza do trabalho e suas funções psicológicas
Desenvolver competências para avaliar e intervir no âmbito da inclusão socioprofissional
Revelar conhecimento sobre as particularidades da investigação no âmbito da inclusão social pelo trabalho
Revelar competência para realizar investigação e prática eticamente adequadas

Conteúdos Programáticos

1. Trabalho e carreira
1.1. A natureza mutante do trabalho na sociedade globalizada
1.2. A importância do trabalho na vida das pessoas
1.3. Trabalho e bem-estar
1.4. A investigação sobre a importância do trabalho

2. Trabalho digno
2.1. Trabalho digno em economias globalizadas
2.2. Perspectivas teóricas do trabalho digno
2.3. A investigação sobre trabalho digno

3. Trabalho e inclusão social
3.1. Desemprego e sustentabilidade social
3.2. Discriminação no trabalho: idadismo, classismo, sexismo e xenofobia
3.3. Práticas para a inclusão social pelo trabalho
3.4. A investigação sobre inclusão socioprofissional

Métodos de Ensino

As aulas teóricas implicarão um misto entre metodologias de explanação de conteúdos, actividades de reflexão e diálogo a partir de documentos. Procura-se uma permanente articulação entre os conteúdos teóricos e as suas implicações para a investigação e prática do trabalho para a inclusão social.
Nas aulas práticas, o contacto com materiais da avaliação e práticas para a inclusão social pelo trabalho são o ponto de partida para a reflexividade sobre a aplicabilidade prática dos conteúdos teóricos.

Avaliação continua
Prova de avaliação de conhecimentos sobre a totalidade dos conteúdos programáticos e é individual (40% no peso da nota final). Dois trabalhos escritos que consistem em:
a) Trabalho de grupo sobre uma metodologia de avaliação em inclusão social (30% no peso da nota final);
b) Trabalho de grupo sobre uma prática para a inclusão social (30% no no peso da nota final).
Avaliação final
Os alunos fazem uma prova escrita sobre a totalidade dos conteúdos programáticos (100%).

Bibliografia

Bagusat, C., Keenan, W. J. F., & Sedmak, C. (Eds) (2010). Decent Work and unemployment. Wein-Münster: LIT-Verlag.
Blustein, D. L. (2006). The psychology of working: A new perspective for career development, counseling, and public policy. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum
Blustein, D.L., Kozan, S., Connors-Kellgreen, A., & Rand, B. (2015). Social and career intervention. In P. J. Hartung, M. L. Savickas, & W. B. Walsh. Handbook of Career Intervention: Vol. 1 Foundations (pp. 243-257). Washington, DC: American Psychological Association
Blustein, D. L.; McWhirter, E. H.;Perry, J. C. An emancipatory communitarian approach to vocational development theory, research, and practice. The Counseling Psychologist, 2005, v. 33, nº 2, 141-179
Neumaier, O., Schweiger, G., & Sedmak, C. (eds.) (2008). Perspectives on work. Wein-Münster: LIT-Verlag.
Neumaier, O., Schweiger, G., & Sedmak, C. (eds.) (2009). Facing Tragedies. Wien–Berlin–Münster: Lit-Verlag.