2022
Estágio em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
Nome: Estágio em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
Cód.: PSI13248M
24 ECTS
Duração: 30 semanas/624 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Proporcionar o contacto direto com a prática psicológica em contextos social, de trabalho e organizacional;
- Desenvolver competências de avaliação e intervenção psicológica em contexto social, de trabalho e organizacional;
- Desenvolver competências para uma intervenção promotora do desenvolvimento integral dos diferentes intervenientes no contexto em que decorre o estágio.
- Promover uma estreita articulação entre as práticas veiculadas e os enquadramentos teóricos subjacentes.
- Promover a capacidade de análise e reflexão crítica sobre as práticas implementadas.
- Desenvolver competências de comunicação de avaliação e intervenção para diversos públicos implicados na prática da psicologia social, do trabalho e das organizações.
- Promover a criteriosa observação de critérios éticos na prática profissional.
- Promover na prática psicológica as competências facilitadoras da transição para a atividade profissional.
- Desenvolver competências de avaliação e intervenção psicológica em contexto social, de trabalho e organizacional;
- Desenvolver competências para uma intervenção promotora do desenvolvimento integral dos diferentes intervenientes no contexto em que decorre o estágio.
- Promover uma estreita articulação entre as práticas veiculadas e os enquadramentos teóricos subjacentes.
- Promover a capacidade de análise e reflexão crítica sobre as práticas implementadas.
- Desenvolver competências de comunicação de avaliação e intervenção para diversos públicos implicados na prática da psicologia social, do trabalho e das organizações.
- Promover a criteriosa observação de critérios éticos na prática profissional.
- Promover na prática psicológica as competências facilitadoras da transição para a atividade profissional.
Conteúdos Programáticos
1. Intervenção individual.
2. Intervenção grupal (referente a uma equipa ou unidade orgânica).
3. Intervenção na organização como um todo.
4. Intervenção no contexto da relação da organização com o exterior.
Neste quadro, estão previstos dois grandes âmbitos de intervenção:
A. Filosófico-estratégico-político participação em ações que impliquem diretamente a reflexão sobre a filosofia, a estratégia ou as políticas da organização;
B. Técnico-operacional participação em ações que mobilizem diretamente competências técnicas de psicologia do trabalho e organizacional.
2. Intervenção grupal (referente a uma equipa ou unidade orgânica).
3. Intervenção na organização como um todo.
4. Intervenção no contexto da relação da organização com o exterior.
Neste quadro, estão previstos dois grandes âmbitos de intervenção:
A. Filosófico-estratégico-político participação em ações que impliquem diretamente a reflexão sobre a filosofia, a estratégia ou as políticas da organização;
B. Técnico-operacional participação em ações que mobilizem diretamente competências técnicas de psicologia do trabalho e organizacional.
Métodos de Ensino
Metodologias de ensino:
As atividades de estágio desenvolvem-se numa instituição ao longo de 30 semanas. As atividades de estágio são acompanhadas por um tutor na instituição e supervisionadas por um orientador do departamento de Psicologia. As práticas realizadas pelo estagiário ao longo do ano são discutidas com o respetivo orientador de estágio em sessões semanais de orientação de uma hora.
Metodologias de Avaliação:
A avaliação tem em conta as atividades desenvolvidas durante o estágio, as competências profissionais e relacionais que o estagiário demonstrou e o relatório de estágio. A classificação final tem também em conta a avaliação qualitativa fornecida pelo tutor de estágio da instituição de acolhimento. A classificação final de cada aluno é proposta pelo respetivo orientador e é sempre discutida em reunião final de júri.
As atividades de estágio desenvolvem-se numa instituição ao longo de 30 semanas. As atividades de estágio são acompanhadas por um tutor na instituição e supervisionadas por um orientador do departamento de Psicologia. As práticas realizadas pelo estagiário ao longo do ano são discutidas com o respetivo orientador de estágio em sessões semanais de orientação de uma hora.
Metodologias de Avaliação:
A avaliação tem em conta as atividades desenvolvidas durante o estágio, as competências profissionais e relacionais que o estagiário demonstrou e o relatório de estágio. A classificação final tem também em conta a avaliação qualitativa fornecida pelo tutor de estágio da instituição de acolhimento. A classificação final de cada aluno é proposta pelo respetivo orientador e é sempre discutida em reunião final de júri.
Bibliografia
Não se aplica