2024

Psicologia da linguagem, leitura e escrita

Nome: Psicologia da linguagem, leitura e escrita
Cód.: PSI13148M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A Psicologia da Linguagem, Leitura e Escrita tem por objectivos a aquisição de conhecimento sobre a natureza da linguagem e os processos envolvidos no seu uso (produção e compreensão) na modalidade oral e escrita.

Resultados de Aprendizagem:
1. Descreve a natureza da linguagem
2. Descreve os processos implicados na percepção, compreensão e produção da fala
3. Identifica as principais etapas na aquisição da linguagem e e descreve os principais modelos explicativos
4. Conhece os diferentes sistemas de escrita, em particular do sistema de escrita alfabético
5. Discrimina a especificidade dos processos envolvidos na leitura e escrita e a forma como se desenvolvem ao longo da aprendizagem;
6. Conhece os fundamentos e alguns métodos e técnicas de investigação utilizados no estudo da linguagem, leitura e escrita

Conteúdos Programáticos

1.O estudo da linguagem
Natureza e especificidade da linguagem humana
Bases biológicas da linguagem
2.Aquisição e desenvolvimento linguístico
Desenvolvimento fonológico
Desenvolvimento semântico
Desenvolvimento sintáctico inicial
3.Linguagem Falada
O estímulo fala
Processos envolvidos na percepção da fala e no reconhecimento de palavras
Modelos de compreensão e de produção da fala
4.Linguagem escrita
Leitura e escrita
Sistemas de escrita e ortografia
Processos envolvidos na leitura e escrita hábeis
Aprendizagem da leitura e escrita
- Modelos teóricos da aprendizagem
- Métodos de ensino
- Factores que condicionam o ritmo de aprendizagem
5.Perturbações específicas da aprendizagem da leitura e da escrita

Métodos de Ensino

As aulas T são expositivas e incluem questões para incentivar a participação e o raciocínio sobre o significado das evidências e resultados empíricos.
As PL contemplam a apresentação e discussão de artigos científicos, relacionados com os conteúdos do programa, participação em situações experimentais e discussão dos resulta-dos. Encoraja-se a leitura de bibliografia/materiais para se questionarem ideias e esclarecer procedimentos.

Avaliação contínua
Trabalho de grupo: apresentação oral de um artigo científico (10%), participação experimental (10%), relatório do trabalho experimental (20%).
Teste escrito (60%).
Em todos os momentos de avaliação a classificação não pode ser inferior a 7,5 e a média das classificações tem de ser igual ou superior a 10.

Avaliação Final
Exame final (com componente teórica - 60% - e outra prática - 40%).

Em ambos os regimes de avaliação é obrigatória a presença em 75% das aulas, sem prejuízo do disposto no RAUÉ sobre regimes especiais de frequência

Bibliografia

Dehaene, S. (2009). Reading in the Brain. New YorK: Penguin Books.

Harley, T. (2007). The Psychology of language: From data to theory, 3rd Ed.. New York.: Psy-chology Press.

Maluf, M. R., & Cardoso-Martins, C. (2013). Alfabetização no Século XXI: Como se aprende a ler e a escrever. Brasil: Penso Editora.

Morais, J. (1997). A Arte de Ler. A Psicologia Cognitiva da Leitura. Lisboa: Edições Cosmos, Colecção Ciências Cognitivas. Título da edição original: L’Art de Lire.

Rayner, K., Pollatsek, A., Ashby, J., & Clifton, C. (2012).The Psychology of Reading, 2nd Ed.. New York: Psychology Press.

Snowling, E., Hulme, C. & Seidenberg, M. (2005). The science of reading: A handbook. Oxford, U.K.: Blackwell Publishing.

Equipa Docente (2023/2024 )