2024

Aprendizagem e Autorregulação

Nome: Aprendizagem e Autorregulação
Cód.: PSI11148M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A) Conhecer como os indivíduos constroem pró-activamente a sua aprendizagem;Conhecer teorias e modelos de autorregulação e suas linhas investigativas;Compreender processos de autorregulação envolvidos aprendizagem e na resolução de problemas.
B) Conhecer e elaborar intervenções promotoras da autorregulação;Desenv. competências de intervenção promotoras da autorregulação da aprendizagem e estudo;Desenv. capacidades de análise, problematização e reflexão sobre situações educativas e autorregulação.
C) Desenvolver atitudes de análise e reflexão fundamentadas;Desenv. competências investigativas de
pesquisa bibliográfica, recolha de informação e sua interpretação;Desenv. autonomia na pesquisa de informação sobre temas da aprendizagem autorregulada ao longo do ciclo de vida.
D) Desenvolver-se como aprendente; Desenv. competências de autorregulação de aprendizagem; Desenv. competências sócio afetivas de colaboração e trabalho em equipa; Planear, executar e avaliar as próprias aprendizagens e processos autorregulatórios.

Conteúdos Programáticos

1. Autorregulação da aprendizagem
Modelos principais: convergências e especificidades
Fases, processos e dimensões
Auto-regulação, co-regulação e regulação socialmente partilhada
Desenvolvimento dos processos autorregulatórios

2. Intervenções psicológicas promotoras da autorregulação da aprendizagem
Em diferentes níveis desenvolvimentais, educativos e populações
Em diferentes dimensões (cognitivas, metacognitivas, motivacionais, emocionais e comportamentais)
Em domínios específicos (e.g., leitura, escrita e resolução de problemas)

3. Suportes à autorregulação
Influência social
Métodos e metodologias de ensino e de avalição
Atividades, estratégias e instrumentos

Métodos de Ensino

Aulas interligando conteúdos teóricos e vertentes práticas. Metodologias expositivas acompanhadas de análise e discussão de textos teóricos e de investigação, leituras orientadas ou debates. Utiliza-se a análise de casos e de situações vivenciadas acompanhados de suporte teórico, realizam-se exercícios práticos e apresentam-se trabalhos. A avaliação é encarada na sua vertente formativa consistindo a avaliação contínua: assiduidade de 75%. 1 trabalho de grupo ou portfólio de grupo com fundamentação teórica e desenho de atividades para a intervenção incluindo definição de metas e objetivos, planeamento, execução, auto-avaliação e reflexão (50%). Apresentação obrigatória. Co-avaliação de pares. Um trabalho escrito individual e/ou uma prova escrita individual (50%). Estudantes sem 75% de presenças ou em regime de exame terão de realizar um portfólio individual (30%), um trabalho escrito individual (30%) e uma prova escrita individual (40%).

Bibliografia

Boekarts, M., Pintrich,P. & Zeidner, M. (2000) (Eds.)., Handbook of self-regulation. New York. San Diego: Academic Press.
Butler,D.L., Schnellert, L. & Perry, N.E.(2017). Developing Self-Regulating Learners. N.J.:Pearson Education
Cleary, T. (2018). The Self-Regulated Learning Guide. New York: Routledge.
Sokol, B.W., Grouzet, F.M.E. & Müller, U. (2013). Self-Regulation and Autonomy: Social and Developmental Dimensions of Human Conduct. Cambridge: Cambridge University Press
Zimmerman, B., & Schunk, D. (Eds.) (2008) Motivation and Self-Regulated Learning: Theory, Research and Applications. New York: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers.
Zimmerman, B. J., & Schunk, D. H. (Eds.) (2011). Handbook of Self-Regulation of Learning and Performance. New York, NY: Routledge.